sábado, 28 de setembro de 2013

Terra dos Nauas...


Cruzeiro do Sul: A cidade que nasceu na Boca do Moa

Amanhã Cruzeiro do Sul comemora 109 anos de fundação. A cidade foi, provisória e inicialmente, instalada no local denominado de Invencível, na confluência dos rios Juruá e Moa (Boca do Moa). Ali, o seu fundador, o marechal Gregório Thaumaturgo de Azevedo fez construir algumas barracas em madeira e cobertos de palha, `a margem direita do rio Juruá, para acolher militares e servidores civis destacados para servir ao Departamento do Alto Juruá . 

Foi no Invencível, por exemplo, que no dia 12 de setembro daquele ano (16 dias antes de fundação oficial de Cruzeiro) que se instalou, numa barraca, o foro do distrito do Alto Juruá, tendo como juiz o magistrado Fernando Luiz Vieira Ferreira, em solenidade da qual tomaram parte várias autoridades, dentre as quais o próprio Marechal Thaumaturgo.

Arquilau de Castro Melo 

No dia 28 de setembro de 1904, no mesmo dia de inauguração da cidade, Thaumaturgo baixou decreto transferindo-a da Boca do Moa para a localidade Centro Brasileiro aonde aconteceu a solenidade. Em discurso Thaumaturgo, vigoroso defensor da extinção da escravidão no Brasil explica por que escolheu data:
“Hoje, data também memorável, anniversitaria de um grande facto político-social, alcançado depois de gloriosa luta intellectual (…)no parlamento do imperio pelo(…)da saudosa memória, (…)Maria da Silva Paranhos, (…)deliberei decretar a fundação sede permanente da Prefeitura a que consta o nome de “Cruzeiro do Sul”, para commemorar n’esta data o anniversario da inesquecível lei n. 2040 de 28 de setembro de 1871 e em honra do imortal feitor dessa grandiosa lei.”

A Lei 2040 é conhecida como a lei do Ventre Livre, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escrava nascidos a partir da data da lei. Ela foi um marco para a futura abolição da escravatura que ocorreu somente em 1888.

Mas mesmo depois de fundada, como capital do Departamento do Alto Juruá, cujo território se estendia até o hoje município de Feijó, Cruzeiro do Sul tinha apenas o status de vila. Somente depois de quase dois anos, em 31 de maio de 1906 é, então, elevada à condição de cidade, pelo seu fundador ao argumento de que já tinha “proporções superiores às de uma Villa e até às de muitas cidades do interior do Brazil”.

UM HOMEM DE CARÁTER

Thaumaturgo nasceu no estado do Piauí. Era engenheiro, bacharel em matemática, bacharel em direito e galgou todos os postos do Exército brasileiro até chegar ao posto de marechal. Foi Secretário da Comissão de Limites entre Brasil e Venezuela, governador dos Estados do Piauí e Amazonas e prefeito do Departamento do Alto Juruá. Seus biógrafos, invariavelmente, o classificam como homem honrado, inteligente e enérgico.
O diplomata português Manuel Fran Paxeco que foi secretário do Departamento do Alto Juruá, na gestão de Thaumaturgo em uma obra intitulada “Um Homem de Caráter” nos diz um pouco de como era o marechal:
“Não nos iludimos. O Dr. Thaumaturgo é um homem de caráter – em toda a extensão da palavra. A sua energia no castigo dos bandoleiros que por aqui têm aparecido ficará gravada em caracteres de fogo nos anais da República da Amazônia…”,

De fato, a história registra vários momentos em que Thaumaturgo deu provas de seu patriotismo e de sua virilidade. Logo que tomou posse como prefeito cuidou de expulsar “à bala” os peruanos que instalaram uma alfândega para cobrar impostos, principalmente da borracha, na foz do rio Amônea.

Quando convocado pelo governo federal para demarcar a fronteira do Brasil com a Bolívia, antes revolução acreana, Thaumaturgo recusou o convite argumentando que a demarcação como se desenhava iria prejudicar milhares de brasileiros que exploravam o corte da seringa. Por esse ato de insubordinação foi punido pelo exército.

Thaumaturgo estava sempre envolvido em polêmicas. O insuspeito historiador e jornalista Craveiro Costa, que foi secretário de educação na gestão de Thaumaturgo relata que os prefeitos dos departamentos eram arbitrários e violentos mas que ele “foi um prefeito honesto e trabalhador, com que atenuava as suas violências…”.

Com a experiência que adquirira como governador dos Estados do Piauí e Amazonas planejou toda a cidade prevendo ruas e avenidas largas, praças públicas, um museu e até mesmo um planetário. Instituiu uma caixa de previdência estabelecendo impostos que deveriam ser recolhidos por aqueles que explorassem o trabalho de índios menores de idade. Criou uma lei trabalhista para reger as relações entre os seringalistas e seringueiros e regulou o livre trânsito dos regatões através dos rios, contrariando os interesses dos seringalistas que entendiam ter a posse dos rios que cortavam seus seringais.

O fundador da capital do Departamento do Alto Juruá, bem assim como os demais prefeitos designados na ocasião para administrar os dois outros Departamentos (Alto Purus e Alto Acre), como era então dividido o território tinham amplos poderes para escolher, inclusive, os nomes das cidades. O general Siqueira de Menezes, do Departamento do Alto Purus, resolveu homenagear um amigo e também militar dando o nome de Sena Madureira, à capital do Departamento do Alto Purus. Thaumaturgo foi mais feliz com Cruzeiro do Sul.

*Arquilau de Castro Melo é desembargador e estudioso da história regional.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dois Dedo de Prosa...

No dia 19 de Setembro, as 09hs da manhã no Auditório da Maternidade do Juruá, na ocasião o presidente do Conselho Regional de Enfermagem no Acre - COREN/AC, Adailto Lima iniciou os trabalhos atualizando os profissionais:
- Processo Judicial impetrado pelo Ministério Publico, seguindo os acúmulos de serviço dos profissionais de saúde e recentemente o cadastro do Cnes, profissionais burlando o sistema;
Click aqui, segundo presidente, o Advogado do COREN/AC se encontrou com o promotor do caso e segundo o mesmo esta correndo em segredo de justiça, enfatizando que o processo não e somente dos profissionais da saúde, estão também nos autos do processo sob investigação a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Publica, com prazo de um (1) ano prorrogável por mais um (1) ano.
Obs.. tentarei um contato com o Advogado do COREN/AC e nas postagens seguintes anexar o numero do processo.

- Ética da Enfermagem;
O presidente informou aos profissionais presente do comprometimento dos mesmo nos seus respectivos setores de trabalha, essa conversa de seu no próprio instante de que há denuncia de profissionais que se ausentam de seus postos de trabalha, chegam atrasados e ate fazem procedimentos médicos.

- Sub-Sede do COREN/AC em Cruzeiro do Sul;
Nesse momento o presidente fez uma prestação de contas verbalmente...explanação se todos os profissionais pagasse suas anuidade do COREN/AC se arrecadaria R$ 710.000,00 (setecentos e dez mil reais) o Conselho Regional de Enfermagem gasta por mês R$ 830.000,00 (oitocentos e trinta mil reais), segundo presidente o COFEN desde de Maio deste ano repassa os dividendos. Informando que seria nesse momento inviável a construção e implantação da Sub-Sede em Cruzeiro do Sul.
Obs..já que o presidente tocou no assuntos vamos pedir um pouco mais de transparência perante ao COREN/AC da prestação de contas, certo.
A conversa tava interessantemente.....quando a Enfermeira Elda questionou ao presidente sobre a situação da troca da Gerente de Enfermagem Enfermeira Lucimar Barbary, eleita pelos profissionais da Maternidade, pelo Enfermeiro Fernando Rossi dias antes nomeado pela direção da Maternidade. Segundo o presidente o mesmo NÃO poderia se posicionar, pois o mesmo já tinha sido processado pela Secretaria de Saúde Suelir Melo, por essa mesma situação ocorrida em Rio Branco.......SINCERAMENTE EU NÃO ENTENDI......PRESIDENTE DO COREN/AC PROCESSADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE A ELEIÇÃO DOS GERENTES DE ENFERMAGEM NAS UNIDADES DE SAÚDE DO ESTADO....
Obs...estou pesquisando a Lei Estadual dando direito da Enfermagem votar em seus pares na questão da gerencia nas unidades...


Pegou fogo mesmo foi quando Raimundinho presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros do Estado do Acre - SPATE, pediu a palavra e deixou a parte todos os presente da situação imposta pela direção e agendou pro dia 03 de Outubro de 2013 o retorno do SPATE a Cruzeiro do Sul para sendo Raimundinho, se a questão não se resolver ate a data, esta previsto uma paralisação das atividades e se vestir de preto em frente a Maternidade para protestar perante o LUTO contra esse absurdo.
Click aqui.
#ENFERMAGEM, JUNTOS SOMOS FORTES.

domingo, 15 de setembro de 2013

Feira do Agro Negocio do Juruá

 
Na Decima edição da feira do Juruá, mais uma vez ao entorno do estádio Arena do Juruá, a nove quilômetros do centro da cidade.
A primeira noite, sexta-feira (12) já terá a etapa classificatória do rodeio, que promete ser uma das grandes atrações da feira, principalmente devido à identificação do público regional com essa modalidade de esportes.
O fechamento da primeira noite será com um show da dupla sertaneja, João Márcio e Fabiano, do Paraná.
A terceira noite, sábado (14) será animada por cantores regionais. Na mesma noite, acontece a final do rodeio, quando será conhecido o campeão entre os 30 competidores.
No dia do encerramento, domingo (15), acontecerá a cavalgada. As comitivas, cavaleiros e amazonas sairão da ponte do Rio Juruá, de onde vão percorrer cerca de 11 quilômetros, até o Balneário Antártica, onde haverá uma confraternização. Durante a noite, estará se apresentando no palco principal da feira, o cantor sertanejo Gabriel Valim, para fechar a Expoacre Juruá 2013.

PROGRAMAÇÃO DA EXPOACRE JURUÁ 2013
QUINTA-FEIRA – Dia 12 de Setembro
18h00min – Abertura da EXPOACRE JURUÁ 2013 ao público.
20h00min – Abertura Oficial do Rodeio e início da Etapa das Provas Classificatórias, na Arena de Rodeio.
20 às 23h00min – Atividades artístico-culturais do Projeto Território da Cidadania/ Juruá.
20 às 01h30min – Apresentações de cantores da região, no Palco Alternativo, localizado na área de Restaurantes.
21h30min – Apresentações de artistas da região do Juruá, no Palco Principal.
00h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
00h30min – Show nacional, com a dupla de sertanejo universitário JOÃO MÁRCIO E FABIANO, no Palco Principal.
02h00min – Encerramento das atividades do dia na Expoacre Juruá.
 
SEXTA-FEIRA – Dia 13 de Setembro
18h00min – Abertura da EXPOACRE JURUÁ 2013 ao público.
20h00min – Continuação do Rodeio – 2ª Etapa das Provas Classificatórias, na Arena de Rodeio.
20 às 23h00min – Atividades artístico-culturais do Projeto Território da Cidadania/ Juruá.
20 às 01h30min – Apresentações de cantores da região, no Palco Alternativo, localizado na área de Restaurantes.
21h30 à 01h30mim – Shows com Bandas da região, no Palco Principal.
00h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
02h00min – Encerramento das atividades do dia na Expoacre Juruá.
 
SÁBADO – Dia 14 de Setembro
18h00min – Abertura da EXPOACRE JURUÁ 2013 ao público.
18h00min – Realização do 2º BINGÃO DA CIDADANIA – CEANOM, na área do Palco Principal.
20 às 23h00min – Atividades artístico-culturais do Projeto Território da Cidadania/ Juruá.
20 às 01h30min – Apresentações de cantores da região, no Palco Alternativo, localizado na área de Restaurantes.
21h00min – Final das Provas do Rodeio da Expoacre Juruá 2013, com premiação dos vencedores, na Arena de Rodeio.
23h00 à 01h30mim – Shows com Bandas da região, no Palco Principal.
00h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
02h00min – Encerramento das atividades do dia na Expoacre Juruá.
 
DOMINGO – Dia 15 de Setembro
08h00min – Concentração das Comitivas para a Cavalgada de Abertura da Expoacre Juruá 2013.
Local da Concentração: Bairro Miritizal/ Ponte da União
09h00min – Saída da Cavalgada de Abertura da Expoacre Juruá 2013.
Chegada e Disperção: Balneário da Antártica
18h00min – Abertura da EXPOACRE JURUÁ 2013 ao público.
20 às 23h00min – Atividades artístico-culturais do Projeto Território da Cidadania/ Juruá.
20 às 01h30min – Apresentações de cantores da região, no Palco Alternativo, localizado na área de Restaurantes.
21h00min – Show de encerramento da Expoacre Juruá 2013, com o cantor GABRIEL VALIM e Banda, no Palco Principal.
00h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
24h30 à 01h30mim – Show com Banda da região, no Palco Principal.
02h00min – Encerramento da Expoacre Juruá 2013.