Imuniza SUS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Reconhecimento Justo

O Fórum 30 Horas Já: Enfermagem unida por um objetivo, em evento realizado na Câmara dos Deputados, prestou homenagens aos deputados amigos da Enfermagem que reafirmaram o seu compromisso com a categoria e com a aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho para 30 horas semanais.

O presidente em exercício do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, ressaltou a importância da criação e do trabalho do Fórum. “Apenas com a união das entidades que representam a categoria nós conseguiremos continuar. São mais de 12 anos de luta e agora é a hora, e o apoio e compromisso dos deputados é indispensável neste momento”.
 
Irene Ferreira, conselheira federal do Cofen, destacou a importância da homenagem. “Reconhecer de forma positiva o apoio oferecido por esses deputados a nossa luta á fundamental. Trata-se de justiça, ao passo que o trabalho realizado em prol da categoria precisa ser reconhecido, mas é importante reafirmar o compromisso e continuar lutando”, diz. A conselheira entregou os diplomas aos deputados do estado de Sergipe que apresentaram requerimentos pela regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais na área de enfermagem.


O grande homenageado foi o ex-Deputado Federal e Atual Prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, por sua grande contribuição na luta em favor da Enfermagem.
 
Participaram da mesa:
- Deputado Wilson Filho, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem;
- Presidente em exercício do Conselho Federal de Enfermagem, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho;
- Vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Helga Regina Bresciani;
- Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e coordenadora do Fórum 30 Horas Já, Solange Caetano;
- Diretor Social e de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Saúde, Mario Jorge;
- Presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem José Antônio da Costa.

Fonte_COFEN
 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mobilização Nacional da Enfermagem

Os representantes do Fórum 30 Horas Já estiveram reunidos na sede da Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE para discutir as ações que serão realizadas durante o ano de 2013, com o objetivo de garantir a aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais, sem redução de salários.
 
Já no dia 19 de Fevereiro ocorrerá a primeira atividade do ano, planejada para homenagear aqueles deputados que foram considerados pelo Fórum como “Amigos da Enfermagem”, por atuarem na defesa dos profissionais, por meio de requerimentos, pronunciamentos e articulação. O evento ocorrerá na Câmara dos Deputados.
 
Porém, a maior ação proposta para este ano será a Mobilização Nacional dos Profissionais de Enfermagem, marcada para o dia 09 de Abril, em Brasília/DF.
 
O objetivo é reunir no Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes mais de dez mil profissionais de enfermagem, de todos os estados. Para a Conselheira Federal, Dra. Irene Ferreira, “queremos mostrar a força dos profissionais de enfermagem. Mostrar aos parlamentares e ao poder público que o voto da enfermagem vale muito. E por isso merecemos ver, ainda nesse semestre, as 30 horas e um piso salarial justo e digno aprovados”.
 
Estiveram presentes à reunião a Dra. Irene Ferreira (Cofen), Dr. Jebson Medeiros (Cofen), Dra. Denise Pires (Cofen), Dra. Eliane Santos (FNE), Dra. Solange Aparecida Caetano (FNE), Dra. Shirley Morales (FNE), Dr. Wellerson Moreira Ribeiro (FNE), Dra. Helga Bresciani (ABEn), Dr. Mario Jorge Filho (CNTS), e o Sr. José Antônio da Costa (ANATEN).

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Realidade Especifica!

O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, na última semana, a realização de um documentário que será gravado em diversas regiões do país, mostrando a realidade enfrentada pelos profissionais de enfermagem no cuidado à população e também apresentar as diferentes nuances desse trabalho.
 
“Queremos mostrar a atuação dos profissionais tanto em hospitais de alta tecnologia das grandes cidades, como no atendimento a comunidades afastadas dos centros urbanos, como no interior da Amazônia, por exemplo, onde o cuidado de enfermagem também está presente e é fundamental”, comenta o presidente interino do Cofen, Osvaldo Albuquerque.
 
Para Ana Tania Lopes Sampaio, Conselheira Relatora do projeto, “mesmo com todo o avanço tecnológico, a essência do cuidado humano que constitui nossa profissão ainda está presente nas nossas ações diárias, independente de onde esse cuidado esteja acontecendo. É isso que queremos resgatar”.
 
O documentário será distribuído para veículos de comunicação, universidades e serviços de saúde. Durante as gravações, também haverá a captação de fotografias que comporão uma exposição itinerante por todo o país e também formarão um banco de imagens para diversos tipos de publicações.
 
Fonte_COFEN.