Imuniza SUS

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Perfil da Enfermagem


Apresentação

A Pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz), mais amplo levantamento sobre uma profissão já realizado na América Latina, apresenta um diagnóstico preciso e detalhado da situação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem em atuação no Brasil. Foram entrevistados profissionais em cerca de 50% dos municípios brasileiros e em todas as unidades da federação. O resultado, detalhado também por Estado, permite uma compreensão mais precisa das realidades locais.
A pesquisa traz o perfil da maior categoria profissional do campo da Saúde no Brasil. Trata-se de uma profissão presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino.
A pesquisa foi realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Cofen, com o objetivo de gerar dados amplos e confiáveis que permitissem avaliar a situação da profissão e propor mudanças. Seus resultados já subsidiam projetos de lei e propostas de políticas públicas, como os projetos da Lei do Descanso (PLS 597/2015) e da Proibição do Ensino à Distância na formação de profissionais de Enfermagem (PL 2891/2015).
Fiel aos propósitos que nortearam a iniciativa, o Cofen e a Fiocruz põe à disposição dos profissionais de Enfermagem o Banco de Dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil.

MANOEL CARLOS NERI DA SILVA 

Presidente do Cofen

MARIA HELENA MACHADO 

Coordenadora Nacional da Pesquisa



Click aqui para observar outros dados da pesquisa.

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário