Imuniza SUS

quinta-feira, 25 de junho de 2026

I Jornada SBIm no Estado do Acre

 


Inscrições: pelo site até dia 26 de junho de 2026.

Endereço: Teatro Universitário - UFAC, Campus da Universidade Federal do Acre • Rio Branco / AC


Fonte _ Sbim

6° Comissão Intergestores Tripartite - CIT

 


A Comissão Intergestores Tripartite - CIT é reconhecida como uma inovação gerencial na política pública de saúde. Constituem-se como foros permanentes de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Desta forma, fortalece a governança nestes espaços e prioriza a responsabilização dos entes de modo que a tomada de decisão na gestão tenha transparência, buscando o acesso integral a assistência à Saúde. A Comissão Intergestores Tripartite (CIT), no âmbito nacional, teve seu início marcado nos primeiros anos da década de 90, após promulgação da Constituição Federal (CF), quando da instituição do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) como um colegiado intergovernamental.

 DATASUS

3º Seminário diálogos para eliminação das Hepatites Virais

 


3º SEMINÁRIO DIÁLOGOS PARA A ELIMINAÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS

PARA A DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO INSCREVA-SE EM: webinar.saude.gov.br

 Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente /SVSA


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Rádio CBN - informações na madrugada

 


O CBN Madrugada está no ar.

Passe a madrugada com muita informação e análise das principais notícias do dia.

A apresentação é de Klauson Dutra.

Participe, use a hashtag: #NoArNaCBN.

Acesse: Site - www.cbn.com.br

Siga-nos também em:

Instagram – https://www.instagram.com/cbnoficial/

Facebook - https://www.facebook.com/radiocbn

Threads - https://www.threads.net/@cbnoficial

X - @CBNoficial - x.com/CBNOficial

Arraial Cultural Acreano 2026 - Segunda Noite

 


Arraial Cultural 2026

 Governo do Acre

Cooperação entre MS e Fiocruz fortalece atuação na Atenção Primária à Saúde

 


A Fiocruz celebrou parceria com o Ministério da Saúde (MS) cujo objetivo é potencializar o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) como espaço de inovação, formação e qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Para celebrar e marcar o início do acordo, representantes do MS e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro realizaram uma visita técnica ao CSEGSF.

Com vigência de cinco anos, o projeto Qualificação em ensino e serviço de profissionais da atenção primária à saúde, em território vulnerabilizado reafirma o compromisso do MS com o fortalecimento do Centro de Saúde como unidade-escola e das atividades de ensino da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). A iniciativa prevê ações de formação permanente, desenvolvimento de trilhas formativas em áreas prioritárias, aumento da participação social, aprimoramento de programas de residência e pós-graduação no âmbito da APS, ampliação do uso de indicadores e da produção de conhecimento voltado à tomada de decisão em saúde. Assim, a iniciativa visa consolidar Manguinhos como território-escola, aprimorar a resolutividade da APS, melhorar o cuidado e gerar modelos replicáveis para outros territórios do SUS, alinhados à Política Nacional de Atenção Básica e às necessidades reais da população.

A visita foi marcada por dois momentos. De manhã, após um momento de recepção e abertura institucional em que as equipes se apresentaram, foi realizada uma visita a todos os espaços do Centro de Saúde. Na parte da tarde, a apresentação institucional continuou, seguida de uma mesa de cooperação e alinhamento de expectativas.

Representantes destacam potencial estratégico

O SUS no território e para o território. Segundo o diretor da Ensp/Fiocruz, Marco Menezes, esse é um dos pontos centrais reforçados pelo projeto. Menezes destacou que a execução do projeto parte da experiência prática no cuidado realizado no território, tendo o Centro de Saúde como referência e origem da articulação em Manguinhos. O diretor ressaltou que se trata de uma iniciativa construída de forma integrada, que envolve Fiocruz, movimentos sociais e outras áreas da instituição.

"Este projeto também contribui para afirmar o papel estratégico da Fundação. Um dos temas centrais desse debate é como melhoramos nossa atuação nos territórios, e esta iniciativa tem grande potencial para valorizar ainda mais esse papel", enfatizou. Menezes ressaltou a intenção de desenvolver uma experiência inovadora de gestão e a possibilidade de expansão da iniciativa: "O projeto nasce no Centro de Saúde, mas envolve toda a Escola. Essa integração é uma das suas maiores fortalezas e representa uma oportunidade importante para ampliar e valorizar ainda mais seus resultados".

"Estamos muito felizes com este momento, que marca uma transformação importante na gestão da Atenção Primária à Saúde no âmbito da Escola", afirmou a vice-diretora de Atenção à Saúde e Laboratórios, Fátima Rocha. Segundo ela, a cooperação fortalece o papel da Fiocruz no campo das políticas públicas, além de representar a possibilidade de avançar no cuidado com a promoção de uma atenção integrada. A vice-diretora enfatizou a importância da atuação coletiva e reafirmou compromissos para realizar os objetivos: "É uma experiência nova, que construiremos da forma mais cuidadosa possível. Contamos com o olhar atento e a sensibilidade de todos para enfrentar os desafios e esperamos que o processo dê robustez à rede de afetos e aos compromissos políticos fundamentais para a dimensão e a importância dos desafios que temos pela frente".

Patrícia Canto, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), destacou a satisfação de celebrar mais uma oportunidade de aprofundar a cooperação entre a instituição e o MS. "Experiências como as desenvolvidas aqui levaram a muitos dos princípios da Reforma Sanitária brasileira e do SUS. Ao longo dos anos, o Centro sempre se renovou. Acredito que fará história ao participar deste modelo inovador". Para Canto, o valor da iniciativa está em fortalecer o papel da Fiocruz como espaço de inovação, formação, produção de conhecimento e discussão de novas práticas, sempre integrado ao SUS.

"É um momento de ressignificar a forma como atuamos, fortalecendo identidades, vínculos e modos de produzir cuidado", defendeu a coordenadora de Atenção à Saúde da Ensp, Lucélia Santos. Ela contextualizou que, frente às inúmeras iniciativas do CSEGSF em formação, assistência, pesquisa e inovação, a parceria representa uma oportunidade estratégica de garantir condições adequadas para os trabalhadores e trabalhadoras, bem como de retomar uma vocação histórica: a de ser um centro formador para o Brasil. "Nosso desafio é potencializar este legado. O Centro já ocupa esse lugar, mas agora temos a possibilidade de ampliar seu alcance e sua capacidade de formação, bem como de compartilhar suas experiências de forma mais abrangente", reforçou.

"Entendemos o projeto como uma possibilidade de potencializar o Centro de Saúde na formação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde, na qualificação das nossas equipes de Saúde da Família, pensando em um cuidado integral, cada vez mais alinhado com as questões do território", afirmou a chefe do CSEGSF, Janine Santos, que reforçou a participação histórica do Centro na construção da saúde pública brasileira.  

Ana Luiza Caldas, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), destacou que este projeto é resultado de uma demanda antiga e reforçou a importância do momento. Ela defendeu que era necessário encontrar uma solução capaz de fortalecer a vinculação do Centro de Saúde à Fiocruz, assim como seu papel histórico e estratégico. "Foi com esse entendimento que construímos uma alternativa que aprofunda o papel do Centro de Saúde Escola como espaço de assistência, formação, pesquisa e inovação, sem perder de vista sua integração com a rede municipal de saúde e sua contribuição histórica para o SUS", afirmou. Segundo a representante da SAPS/MS, a expectativa é aprimorar mecanismos de cooperação já existentes e avançar para instrumentos mais estruturados de colaboração institucional, preservando a continuidade da assistência e das atividades desenvolvidas no território.

"Nosso objetivo é contribuir para que esta unidade se consolide como uma referência e um modelo para o SUS. Acreditamos nessa força e estamos aqui para construir esse caminho em parceria com vocês", declarou Ana Cláudia Cardozo Chaves, coordenadora-geral de Saúde da Família e Comunidade (SAPS/MS). A representante do MS reforçou a expectativa positiva em relação à parceria e o potencial de crescimento da cooperação: "Não tenho dúvidas de que a Fiocruz, a equipe do Centro de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Ministério, conseguirão construir uma experiência de grande relevância. Estamos aqui para apoiar, colaborar e experimentar conjuntamente novas possibilidades, tanto no âmbito da formação quanto da inovação e do desenvolvimento tecnológico, avaliando o que a parceria pode produzir e transformar".  

Hannah Shiva Ludgero Farias, da Coordenação de Atributos e Estratégias da APS (SAPS/MS), reforçou a potencialidade de pensar o cuidado em saúde a partir da formação, da qualificação, da atuação junto à população e da construção coletiva realizada cotidianamente. "Este é o momento inicial da trajetória de um trabalho muito potente", defendeu.  

A assessora técnica do Subsecretaria de Atenção Primária, Promoção e Vigilância em Saúde, Laís Pimenta, afirmou que o Rio de Janeiro é pioneiro em diversas estratégias de Atenção Primária, e a Ensp/Fiocruz ocupa papel central nesse processo ao formar profissionais comprometidos com o SUS e preparados para pensar o cuidado a partir das necessidades concretas da população. "Nenhuma transformação é feita de forma isolada. Temos a oportunidade de consolidar o CSEGSF como um laboratório de inovação não apenas para Manguinhos, mas para o Brasil e para o mundo. Um espaço capaz de desenvolver experiências, tecnologias e estratégias que transformem a vida das pessoas e fortaleçam o SUS", concluiu.  

Outros representantes da ENSP e do Ministério da Saúde envolvidos na implementação do projeto também marcaram presença na atividade. Entre eles Renata Collazos, da Assessoria da Direção da Ensp; Pedro Lima, Patrícia Costa, Érica Souza e Fabrício Araújo, da VDAL/Ensp; além de Janaína Rangel, Fabiano Santos, Isabella Lopes, Vera Frossard, Eliane Vianna, Cristiane Coutinho Figueiredo e Rafael Arnoso Leitão, integrantes das equipes de gestão, ensino, pesquisa, cuidado e formação do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.

O projeto

A proposta parte do reconhecimento dos desafios enfrentados pela APS em territórios marcados por vulnerabilidades sociais, desigualdades socioeconômicas e situações recorrentes de violência armada, como Manguinhos. Este contexto foi agravado após a pandemia de Covid-19, com o aumento das demandas relacionadas às condições crônicas, ao sofrimento mental e à insegurança alimentar, complexificando o cuidado ofertado às populações do território.  

Nesse cenário, o CSEGSF foi reconhecido como um espaço estratégico por articular assistência, ensino, pesquisa e participação social. O projeto busca fortalecer essa vocação por meio da qualificação de profissionais, da implementação de processos sistemáticos de monitoramento e avaliação e do desenvolvimento de ações voltadas a temas prioritários da APS, como cuidado integral, saúde mental, vigilância em saúde, práticas integrativas e complementares, bem como segurança do paciente e atenção à saúde em contextos de violência armada.

O objetivo da iniciativa é contribuir para a melhoria do cuidado e da organização dos processos de trabalho na APS, por meio da formação de profissionais capazes de atuar de forma resolutiva, humanizada, interprofissional e comprometida com os princípios do SUS. Para tanto, prevê o aperfeiçoamento de competências técnicas, pedagógicas e de gestão, além da implementação de ações de monitoramento e avaliação das práticas clínicas e dos indicadores de cuidado integral, fortalecendo o acompanhamento longitudinal dos usuários, a identificação das necessidades do território e a tomada de decisão.

Fonte _ FioCruz

Nova política nacional cria diretrizes e adapta o cuidado com a saúde da realidade da população de rua

 


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou hoje, em São Paulo (24) a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PNAIS Rua). A medida normatiza e institui diretrizes para o cuidado da população em situação de rua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é promover o acesso e o cuidado integral dessas pessoas em todos os ciclos de vida, enfrentando a aporofobia, o racismo e a LGBTQIA+fobia que frequentemente as afastam das unidades do SUS.

Para a execução da PNAIS, o Ministério da Saúde fará o repasse de Unidades Móveis de Rua (UMR) aos municípios e ao Distrito Federal. Serão 400 veículos que ampliarão a capacidade de atuação nos territórios e devem contemplar todas as equipes cofinanciadas pelo Ministério da Saúde. Ainda em 2026, 350 equipes receberão as UMR e até 2027 todas devem estar em funcionamento no país. Para essa ação serão investidos R$ 144 milhões.

“O nosso objetivo com a nova política é cuidar melhor das cerca de 200 mil pessoas que já são acompanhadas pelas equipes de Consultório na Rua. Com a estrutura das novas unidades móveis, elas vão fazer consulta médica, o acompanhamento de enfermagem, o acompanhamento de pré-natal, procedimentos curativos, coleta de exames no próprio território. O orçamento é mais de cerca de R$ 85 milhões para o ano de 2026, que são recursos para manutenção e contratação dessas equipes. Mais o investimento para ampliação em 2026 e 2027, que ultrapassa R$ 30 milhões”, explica o Padilha

Ainda dentro das atividades no estado de São Paulo, nesta quarta-feira, Padilha esteve no Instituto do Coração (Incor), onde anunciou a aquisição de equipamentos, em Cubatão, participou do lançamento da unidade móvel de saúde voltada para caminhoneiros e caminhoneiras e ainda no município de São Vicente visitou a obra concluída do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Jardim Rio Branco.

A PNAIS Rua foi pactuada entre as três esferas de gestão do SUS (União, estado e município), por meio do Comitê Técnico de Saúde da População em Situação de Rua, que tem a representação de movimentos sociais populares do público assistido, representantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão. As diretrizes da PNAIS reconhecem as especificidades e os modos de ser e viver dessas pessoas, promovendo um cuidado cultural, etica e profissionalmente sensível.

Entre os avanços estão o fortalecimento das estratégias de redução de danos, o olhar ampliado para a maternagem e a valorização da participação das próprias pessoas em situação de rua na construção das políticas públicas. A política estabelece a governança integrada dos entes nas áreas de saúde, em articulação com a assistência social para a promoção do acesso aos benefícios sociais do Governo do Brasil, assim como a promoção da segurança alimentar. A União se empenha em promover o cofinanciamento das ações em nível federal e o apoio técnico necessário para a implementação, enquanto os estados e os municípios, que estão perto da realidade local, mantêm a autonomia e a agilidade na execução, para que o cuidado chegue de fato à população em situação de rua.

Atualmente o MS cofinancia 335 equipes de Consultório na Rua (eCR) localizados em 27 estados e em 207 municipios. As eCR atuam de forma itinerante e são responsáveis por articular o cuidado da população em situação de rua junto as equipes de Saúde da Família (eSF), equipes de Saúde Bucal (eSB), equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde, e aos demais serviços da Rede de Atenção à Saúde e rede intersetorial.

Os investimentos do Ministério da Saúde no atendimento a essa população registraram um salto expressivo em um intervalo de pouco mais de três anos. Entre dezembro de 2022 e maio de 2026, o número de equipes cofinanciadas pela pasta cresceu 93,6%, passando de 173 para 335. O avanço foi impulsionado pelo reforço no orçamento: o repasse anual executado para os municípios mais que dobrou, subindo de R$ 51 milhões para R$ 106 milhões (alta de 106%).

Eixos bem definidos

Para facilitar a execução local e garantir que nenhuma necessidade fique para trás, a política se estrutura em sete grandes eixos estratégicos. O primeiro deles, focado na Atenção Integral, expande o acesso aos serviços de saúde, prioriza estratégias de redução de danos, saúde bucal e da mulher, além de garantir o cuidado contínuo após a desospitalização.

Em seguida, o foco se direciona ao enfrentamento às discriminações, combatendo o racismo e a LGBTQIA+fobia institucional, além de fomentar estudos sobre o impacto do preconceito na saúde. Para embasar essas ações, o eixo de dados e monitoramento estabelece a inclusão obrigatória do campo "população em situação de rua" nos sistemas de cadastro do SUS, permitindo a criação de indicadores precisos.

A política também consolida a gestão participativa, incentivando comitês técnicos e assegurando que as próprias pessoas em situação de rua tenham voz ativa nos conselhos locais de saúde. Já a qualificação do atendimento é garantida pela educação permanente, que prevê o treinamento contínuo de gestores e trabalhadores para um cuidado mais humano e efetivo.

Há ainda um olhar pioneiro para a vigilância em saúde, que cria protocolos de proteção ao trabalhador informal e prevê respostas rápidas para proteger esse público dos impactos de eventos climáticos extremos. Por fim, o eixo de promoção e cidadania atua na raiz das vulnerabilidades, articulando a saúde com outros setores para garantir segurança alimentar, nutrição adequada e o enfrentamento integrado das desigualdades.

Agora Tem Especialistas leva atendimento a caminhoneiros em Cubatão

Em Cubatão (SP), o ministro Alexandre Padilha inaugurou a décima unidade móvel de saúde do programa Agora Tem Especialistas — Caminhoneiro e Caminhoneira, iniciativa que leva serviços do SUS diretamente a Pontos de Parada e Descanso (PPDs) nas estradas. Instalada no Ecopátio de Cubatão, principal pátio regulador de caminhões que acessam o Porto de Santos, a estrutura oferece consultas médicas e de enfermagem, vacinação, testes rápidos, exames laboratoriais básicos, eletrocardiograma e teleconsultas, ampliando o acesso à Atenção Primária à Saúde para profissionais que enfrentam dificuldades para buscar atendimento devido à rotina nas estradas.

A entrega reforça a estratégia do Ministério da Saúde de descentralizar o cuidado e levar os serviços até onde os trabalhadores estão. A necessidade dessa abordagem é evidenciada por Boletim Epidemiológico divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, que aponta que 41% dos caminhoneiros cadastrados na Atenção Primária à Saúde (APS) não receberam atendimento entre 2022 e 2025. O cenário reflete os desafios impostos por jornadas extensas, longos deslocamentos e pela dificuldade de conciliar a rotina nas rodovias com os horários de funcionamento das unidades de saúde tradicionais.

Desde fevereiro deste ano, as unidades do programa já realizaram 7.434 atendimentos, com 11.468 procedimentos, 8.534 testes rápidos e 1.214 vacinas aplicadas, alcançando índice de resolutividade de 99%. Os resultados demonstram a efetividade da iniciativa para uma população que apresenta elevados índices de hipertensão, sobrepeso e obesidade e que historicamente enfrenta barreiras de acesso aos serviços de saúde. 

Além de Cubatão, o programa está presente em PPDs localizados em Pindamonhangaba (SP), Itatiaia (RJ), Uruaçu (GO), Ubaporanga (MG), Novo Progresso (PA), Seropédica (RJ), Irati (PR), Palhoça (SC) e Talismã (TO).

Caminhos da Saúde

Também foram entregues três ambulâncias por meio do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde para as cidades de Cubatão, Guarujá e Praia Grande, em São Paulo. A iniciativa garante o transporte de pacientes que precisam percorrer longas distâncias para realizar consultas, exames e tratamentos especializados, como radioterapia, oncologia e hemodiálise.

O estado de São Paulo foi contemplado com 220 veículos do programa Caminhos da Saúde, sendo 70 ambulâncias, 99 micro-ônibus e 51 vans, com investimentos superiores a R$ 92 milhões, ampliando o acesso da população aos serviços especializados em todas as regiões do estado.

Fortalecimento da rede cardiológica

O ministro da Saúde também anunciou R$ 12,5 milhões para aquisição de três angiógrafos para o Instituto do Coração (INCOR), referência nacional no atendimento cardiovascular pelo SUS. São aparelhos de última geração, que vão auxiliar na realização de cirurgias complexas por técnica minimamente invasiva, especialmente em pacientes que não têm possibilidade de passar por cirurgia de peito aberto, além de apoiar procedimentos de eletrofisiologia e o tratamento de doenças valvares, da aorta e cardiopatias congênitas.

O Incor, ao longo de seus 49 anos, consolidou-se como um centro de referência internacional em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, sendo o hospital mais bem posicionado da América Latina nessas áreas. A unidade conta com 465 leitos. Em 2025, realizou cerca de 14,9 milhões de atendimentos multiprofissionais, mais de 4,2 milhões de exames diagnósticos, 244.934 consultas, 16.382 atendimentos na emergência referenciada e 6.253 cirurgias, além de 89 transplantes de coração e pulmão.

Saúde mental e cuidado para populações

A agenda contemplou ainda uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Jardim Rio Branco, em São Vicente, que funciona 24 horas por dia e amplia o acesso ao cuidado em saúde mental aos mais de 329 mil moradores. A unidade oferece acolhimento e acompanhamento contínuo e reduz a necessidade de internações psiquiátricas. A unidade recebeu investimento de R$ 2,4 milhões pelo Novo PAC. São Vicente também contará com a renovação da frota do SAMU 192, expansão do serviço e a entrega de equipamentos para UBS Porte II, somando R$ 2,7 milhões.

Saiba mais sobre a saúde dos caminhoneiros e caminhoneiras

Conheça a localização das unidades móveis de saúde em operação

Fonte _ Saúde.gov

COPA DO MUNDO FIFA™ 2026 | África do Sul x Coréia do Sul | 3ª e última Rodada | Fase de Grupos

 


Assista à África do Sul x Coréia do Sul AO VIVO E COM IMAGENS, pela 3ª e última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo FIFA 2026™ na CazéTV!

Inscreva-se no canal, deixa o like e ativa o sininho pra não perder nada da nossa jornada RUMO AO HEXA!

#CopaDoMundoNaCazéTV

COPA DO MUNDO FIFA™ 2026 | Tchéquia x México | 3ª e última Rodada | Fase de Grupos

 


Assista à Théquia x México AO VIVO E COM IMAGENS, pela 3ª e última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo FIFA 2026™ na CazéTV!

Inscreva-se no canal, deixa o like e ativa o sininho pra não perder nada da nossa jornada RUMO AO HEXA!

#CopaDoMundoNaCazéTV

COPA DO MUNDO FIFA™ 2026 | Brasil x Escócia | 3ª e última Rodada | Fase de Grupos

 


Assista à Brasil x Escócia AO VIVO E COM IMAGENS, pela 3ª e última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo FIFA 2026™ na CazéTV!

Inscreva-se no canal, deixa o like e ativa o sininho pra não perder nada da nossa jornada RUMO AO HEXA!

#CopaDoMundoNaCazéTV

Vinícius Júnior precisou de apenas três partidas para entrar no grupo dos jogadores mais decisivos da Copa do Mundo de 2026. Com os dois gols marcados diante da Escócia nesta quarta-feira (24), o atacante brasileiro chegou a cinco participações diretas em gols no torneio e alcançou Lionel Messi e Deniz Undav no topo da estatística e a Copa ainda está na fase de grupos..


Vamos acompanhar de camarote a briga pela artilharia da Copa do Mundo 2026

Lionel Messi – Argentina, 18 gols

Kylian Mbappé – França, 14 gols

Cristiano Ronaldo - Portugal, 10 gols

Harry Kane – Inglaterra, 10 gols

Neymar Jr – Brasil, 8 gols

Vinícius Junior – Brasil, 5 gols

Erling Haaland – Noruega, 4 gols

 Melhores momentos do jogo

 


Relembre os maiores artilheiros da Copa do Mundo da FIFA

Lionel MessiArgentina, Gols: 18 Copas do Mundo: 6

Miroslav Klose – Alemanha, Gols: 16 Copas do Mundo: 4

RonaldoBrasil, Gols: 15 Copas do Mundo: 3

Gerd Müller – Alemanha, Gols: 14 Copas do Mundo: 2

Kylian MbappéFrança, Gols: 14 Copas do Mundo: 2

Just Fontaine – França, Gols: 13 Copa do Mundo: 1

PeléBrasil, Gols: 12 Copas do Mundo: 4

Jürgen Klinsmann – Alemanha, Gols: 11 Copas do Mundo: 3

Sandor Kocsis – Hungria, Gols: 11 Copas do Mundo: 1

Gabriel Batistuta – Argentina, Gols: 10 Copas do Mundo: 3

Teófilo Cubillas – Peru, Gols: 10 Copas do Mundo: 3

Cristiano Ronaldo – Portugal, Gols: 10 Copas do Mundo: 6

Grzegorz Lato, Gols: 10 Copas do Mundo: 3

Gary Lineker – Inglaterra, Gols: 10 Copas do Mundo: 2

Harry KaneInglaterra, Gols: 10 Copas do Mundo: 3

Thomas Muller – Alemanha, Gols: 10 Copas do Mundo: 4

Helmut Rahn – Alemanha, Gols: 10 Copas do Mundo: 2

AdemirBrasil, Gols: 9 Copas do Mundo: 1

Roberto Baggio – Itália, Gols: 9 Copas do Mundo: 3

Eusébio – Portugal, Gols: 9 Copas do Mundo: 1

JairzinhoBrasil, Gols: 9 Copas do Mundo: 3

Paolo Rossi – Itália, Gols: 9 Copas do Mundo: 2

Karl-Heinz Rümmenigge – Alemanha, Gols: 9 Copas do Mundo: 3

Uwe Seeler – Alemanha, Gols: 9 Copas do Mundo: 4

VaváBrasil, Gols: 9 Copas do Mundo: 2

Christian Vieri – Itália, Gols: 9 Copas do Mundo: 2

David Villa – Espanha, Gols: 9 Copas do Mundo: 3

Vinícius JuniorBrasil, Gols: 5 Copas do Mundo: 2

Fonte _ FIFA

COPA DO MUNDO FIFA™ 2026 | Marrocos x Haiti | 3ª e última Rodada | Fase de Grupos

 


Assista à Marrocos x Haiti AO VIVO E COM IMAGENS, pela 3ª e última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo FIFA 2026™ na CazéTV!

Inscreva-se no canal, deixa o like e ativa o sininho pra não perder nada da nossa jornada RUMO AO HEXA!

#CopaDoMundoNaCazéTV

COPA DO MUNDO FIFA™ 2026 | Suíça x Canadá | 3ª e última Rodada | Fase de Grupos

 


Assista à Suíça x Canadá AO VIVO E COM IMAGENS, pela 3ª e última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo FIFA 2026™ na CazéTV!

Inscreva-se no canal, deixa o like e ativa o sininho pra não perder nada da nossa jornada RUMO AO HEXA!

#CopaDoMundoNaCazéTV

COPA DO MUNDO FIFA™ 2026 | Bósnia x Catar | 3ª e última Rodada | Fase de Grupos

 


Assista à Alemanha x Costa do Marfim AO VIVO E COM IMAGENS, pela 3ª e última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo FIFA 2026™ na CazéTV!

Inscreva-se no canal, deixa o like e ativa o sininho pra não perder nada da nossa jornada RUMO AO HEXA!

#CopaDoMundoNaCazéTV

terça-feira, 23 de junho de 2026

Rádio CBN - informações na madrugada

 


O CBN Madrugada está no ar.

Passe a madrugada com muita informação e análise das principais notícias do dia.

A apresentação é de Klauson Dutra.

Participe, use a hashtag: #NoArNaCBN.

Acesse: Site - www.cbn.com.br

Siga-nos também em:

Instagram – https://www.instagram.com/cbnoficial/

Facebook - https://www.facebook.com/radiocbn

Threads - https://www.threads.net/@cbnoficial

X - @CBNoficial - x.com/CBNOficial

CNN - informações na madrugada

 


Assista AO VIVO à programação da CNN nesta madrugada.

#cnnbrasil Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube.

Acompanhe a CNN BRASIL também nas outras plataformas: Site:

https://www.cnnbrasil.com.br/ Facebook:

https://www.facebook.com/cnnbrasil Twitter:

https://www.twitter.com/cnnbrasil Instagram:

https://www.instagram.com/cnnbrasil TikTok:

https://www.tiktok.com/@cnnbrasil

Arraial Cultural Acreano 2026 - Primeira Noite

 


Arraial Cultural 2026

 Governo do Acre

Ministério da Saúde realiza mobilização nacional e amplia cirurgias com reativação de salas cirúrgicas paradas no AC

 


Governo do Brasil está encerrando a espera de centenas de pacientes acreanos que aguardam por cirurgias de média e alta complexidade no SUS ao mobilizar, entre essa segunda-feira (22) e o próximo sábado (27), hospitais privados e públicos do estado para realizar os procedimentos na rede pública. Para isso, o Ministério da Saúde está contratando equipes, insumos e equipamentos para reativar salas cirúrgicas paradas em unidades de saúde estaduais e municipais, além de trocar o atendimento em instituições privadas por créditos financeiros para abater tributos federais.

A ação integra o programa Agora Tem Especialistas e é destinada a pessoas que estão na fila de regulação do SUS, como forma de desafogar a demanda reprimida no estado e reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias.

Ao todo, a mobilização ocorrerá em 20 estados e contará com a participação de 46 estabelecimentos de saúde. Serão ofertados cerca de 16 mil procedimentos especializados, sendo 2,3 mil por meio da modalidade de créditos financeiros e mais de 13 mil pela modalidade 2, que reativa estruturas públicas com capacidade ociosa para ampliar rapidamente a oferta de atendimento especializado no SUS.

“Estamos cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Com essa ação nacional, mobilizamos toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado. Onde faltava profissionais e equipamentos, nós estamos levando. Na rede privada, onde antes havia falta de diálogo, agora há atuação conjunta. Tudo isso para garantir que o cuidado chegue mais rápido para o povo”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

No Acre, o Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia (AC), realizará 938 procedimentos a mais no SUS durante essa semana, como cirurgias vasculares (varizes) e Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) para avaliação de risco cirúrgico.

Outros 19 estados também farão parte da mobilização, com centenas de cirurgias ofertadas: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

As ações inéditas do Ministério da Saúde que aumentam os atendimentos no SUS

É a primeira vez que a mobilização nacional para realização de exames e cirurgias conta com duas ações estratégicas do Agora Tem Especialistas. Nos hospitais privados, o Governo do Brasil abre as portas para pacientes do SUS sem custo ao paciente, que terá apoio das equipes especializadas, pré-operatório e pós-operatório nas instituições.

Já nos hospitais públicos, o Ministério da Saúde identificou salas cirúrgicas paradas por falta de equipe médica, insumos e/ou equipamentos e fez a contratação do que faltava para mineiros e mineiras serem atendidos e a capacidade pública é reativada para beneficiar quem mais precisa.

O mesmo já ocorreu, anteriormente, em Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Maués (AM), Canoas (RS), São Lourenço (RS) e em Santarém (PA), onde ações-piloto realizaram mais de 10,3 mil cirurgias e ofertas de cuidados integrados, ampliando o acesso à atenção especializada e reduzindo filas em regiões historicamente desassistidas. 

Atendimento especializado no Rio Grande do Sul

No estado acreano, o hospital que participa da mobilização é o Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia.

Agora Tem Especialistas e as múltiplas frentes de atuação

O programa Agora Tem Especialistas atua em diversas frentes para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS. Além dos mutirões sazonais e a reativação de espaços ociosos em hospitais públicos, o programa atua na ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, contratação de médicos especialistas e ampliação do atendimento a pacientes do SUS em hospitais privados e filantrópicos credenciados.

Em outra frente, 87 carretas de atendimento especializado em saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia levam atendimento itinerante a pacientes em todo o país, ampliando o acesso à saúde especializada e reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros urbanos.

As iniciativas já contribuíram para resultados expressivos na rede pública. Em 2025, o país alcançou a marca recorde de 14,9 milhões de cirurgias eletivas, um crescimento de 42% em relação a 2022. O número de consultas com especialistas chegou a 1,6 bilhão (30% mais que 2022) e foram mais de 1,3 bilhão de exames realizados (22% mais que 2022), além de 14 milhões de internações realizadas pelo SUS.

Fonte _ Saúde.gov

Acre recebe mais de 7 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos

 


Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS com a vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Acre recebeu um lote inicial de 7.215 doses do imunizante para aplicação em todo o estado.

“Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.

As vacinas destinadas ao Acre fazem parte das primeiras 573,7 mil doses já enviadas aos estados. A previsão do Ministério da Saúde é disponibilizar mais de 6,1 milhões de doses ao longo deste ano para todo o país. Esse é o quarto imunobiológico incorporado ao calendário infantil do SUS durante a atual gestão — na rede privada, o custo do imunizante ultrapassa R$ 500.

O diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionadas aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada que pode levar à morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.

Além de reduzir a incidência e a mortalidade pela doença pneumocócica, a vacinação em larga escala deve aliviar significativamente os custos do SUS com internações, tratamentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), manejo de sequelas e processos de reabilitação. Entre 2024 e outubro de 2025, o SUS registrou mais de 34 mil atendimentos relacionados a doenças causadas pela bactéria responsável por infecções graves, como pneumonia e meningite. Somente em 2025, as internações de crianças de até cinco anos chegaram a 365 casos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em dezembro de 2023. As primeiras doses começaram a ser aplicadas na rede privada em 2025, mas com acesso restrito devido ao alto custo. Com a incorporação ao SUS, a vacina passa a ser ofertada gratuitamente à população.

Novo esquema vacinal e substituição das vacinas anteriores

O SUS oferece as vacinas conjugadas Pneumo10 e Pneumo13 (com proteção mais robusta e duradoura), e a polissacarídica 23 (que amplia a cobertura contra mais tipos da bactéria). As formulações atualmente utilizadas estão alinhadas às diretrizes internacionais e apresentam uma relação custo-benefício comprovada para as políticas de saúde pública.

Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde iniciará uma transição gradual para substituir esses imunizantes, já que a nova vacina amplia a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo, aumenta o potencial de prevenção de casos graves.

A Pneumo 20 será ofertada aos seguintes grupos prioritários:

  • Crianças menores de 5 anos;
  • Povos indígenas maiores de 5 anos de idade (sem histórico vacinal com pneumo conjugada);
  • Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados;
  • Pessoas com condições clínicas especiais, atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Durante o período de transição, o esquema vacinal básico para a criança seguirá o seguinte modelo: uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade; uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses, e uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas VPC13 e VPP23 serão utilizadas em estratégias diferenciadas até a finalização dos estoques.

Essa estratégia será mantida até o término dos estoques da Pneumo 10. Após o esgotamento dessas doses, o esquema vacinal passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20. Por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, pais, mães e responsáveis podem acompanhar, em tempo real, o histórico de vacinação.

Fonte _ Saúde.gov