Imuniza SUS

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Dia Mundial das Doenças Raras

 


Doenças raras são definidas pelo número reduzido de pessoas afetadas: 65 indivíduos a cada 100.000 pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, elas são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de enfermidade para enfermidade, assim como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição.

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 199/2.014, instituiu a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, aprovou as Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e instituiu incentivos financeiros de custeio.

Panorama:

- há cerca de 7 mil doenças raras descritas, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas;
- 13 milhões de brasileiros vivem com essas enfermidades;
- para 95% não há tratamento, restando somente os cuidados paliativos e serviços de reabilitação;
- estimam-se 5 casos para cada 10 mil pessoas;
- para chegar ao diagnóstico, um paciente chega a consultar até 10 médicos diferentes;
- a maioria é diagnosticada tardiamente, por volta dos 5 anos de idade;
- 3% tem tratamento cirúrgico ou medicamentos regulares que atenuam sintomas;
- 75% ocorrem em crianças e jovens;
- 2% tem tratamento com medicamentos órfãos (medicamentos que, por razões econômicas, precisam de incentivo para serem desenvolvidos), capazes de interferir na progressão da doença.

Saiba quais são algumas dessas doenças:

- Acromegalia;
- Anemia aplástica, mielodisplasia e neutropenias constitucionais;
- Angioedema;
- Aplasia pura adquirida crônica da série vermelha;
- Artrite reativa;
- Biotinidase;
- Deficiência de hormônio do crescimento – hipopituitarismo;
- Dermatomiosite e polimiosite;
- Diabetes insípido;
- Distonias e espasmo hemifacial;
- Doença de Crohn;
- Doença falciforme;
- Doença de Gaucher;
- Doença de Huntington;
- Doença de Machado-Joseph;
- Doença de Paget – osteíte deformante;
- Doença de Wilson;
- Epidermólise bolhosa;
- Esclerose lateral amiotrófica;
- Esclerose múltipla;
- Espondilite ancilosante;
- Febre mediterrânea familiar;
- Fenilcetonúria;
- Fibrose cística;
- Filariose linfática;
- Hemoglobinúria paroxística noturna;
- Hepatite autoimune;
- Hiperplasia adrenal congênita;
- Hipertensão arterial pulmonar;
- Hipoparatireoidismo;
- Hipotireoidismo congênito;
- Ictioses hereditárias;
- Imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos;
- Insuficiência adrenal congênita;
- Insuficiência pancreática exócrina;
- Leucemia mielóide crônica (adultos);
- Leucemia mielóide crônica (crianças e adolescentes);
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Miastenia gravis;
- Mieloma múltiplo;
- Mucopolissacaridose tipo I;
- Mucopolissacaridose tipo II;
- Osteogênese imperfeita;
- Púrpura trombocitopênica idiopática;
- Sarcoma das partes moles;
- Shua;
- Síndrome de Cushing;
- Síndrome de Guillain-Barré;
- Síndrome de Turner;
- Síndrome nefrótica primária em crianças e adolescentes;
- Talassemias;
- Tumores neuroendócrinos (TNEs).

Fonte_Saúde/Gov

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Atendimento COREN/AC Março/2021 - CANCELADO

 


O COREN/AC estará realizando atendimento aos profissionais nos dias 01, 02, 03, 04 e 05 de Março/2021, no auditório do SINTESAC - Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Cruzeiro do Sul, localizado no Bairro da Baixa das 08hs às 11hs e das 14hs às 17hs.

Novo decreto do Estado do Acre sobre COVID.




terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Orientações sobre vacinação contra COVID

 


O Conselho Federal de Enfermagem orienta os profissionais que atuam na vacinação contra a Covid-19 que realizem todas as etapas de imunização diante do paciente, desde a aspiração do imunizante ao descarte do material.

“Ressaltamos a importância do trabalho dos mais de 2 milhões e trezentos mil profissionais de Enfermagem que brilhantemente têm atuado na linha de frente de combate a Covid-19, tanto na assistência direta ao paciente, quanto na vacinação. Esta recomendação visa garantir o máximo transparência e segurança, tanto para os pacientes quanto para os profissionais, evitando a exposição e acusações”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

O Brasil já aplicou mais de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, inicialmente destinada a idosos e profissionais de Saúde. Foram recebidas, até o momento, 12 denúncias de aplicação irregular de vacina, com aplicação de parte da dose ou não aplicação. Os casos estão sendo apurados e, se comprovada má fé, os responsáveis podem ser punidos de forma rigorosa, incluindo a cassação do registro profissional.

“O número de casos suspeitos representa uma ínfima fração do contingente vacinado”, destaca a presidente. “A Enfermagem há tempos trabalha em situações bastante adversas e, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas diariamente, tais como exaustivas jornadas de trabalho, salários defasados, falta de equipamentos e materiais de saúde, os profissionais têm realizado o seu trabalho com compromisso e dedicação”, afirma.

O Cofen recomenda aos profissionais que manifestem aos pacientes e familiares o desejo de aparecer ou não durante o registro (foto ou filmagem) do procedimento. Os profissionais têm resguardado pelo Código de Ética o direito de preservar sua imagem, da mesma forma que o paciente e/ou familiar tem o direito de fazer o registro.

Confira as medidas de prevenção e controle da transmissão durante a vacinação

Fonte_COFEN

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

 


A Organização Mundial da Saúde  - OMS considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.

Fonte_Saúde/Gov

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Enfermagem na Linha de Frente da vacinação no Brasil

 


Os profissionais de Enfermagem estão, desde o início, na linha de frente do combate a pandemia de Covid-19. É a categoria que está 24 horas junto ao paciente e que tem trabalhado exaustivamente para salvar vidas. Com o início da vacinação no Brasil, no dia 17 de janeiro, os profissionais têm desempenhado outro grande trabalho, o de imunizar a população contra o vírus.

São as equipes de Enfermagem que elaboram toda a operação da vacinação no país. Os profissionais capacitados realizam os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

Para a presidente do COFEN, Betânia Santos, “ser um dos principais agentes na ação da vacinação é mais um importante papel da Enfermagem em defesa da vida”. Para ela, os profissionais são devidamente treinados para que possam realizar um trabalho seguro para toda a população.

Até o domingo (07/02), foram aplicadas 3,5 milhões de doses da vacina, número que representa apenas 1,69% da população brasileira, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Não há insumos suficientes até o momento para vacinar todos, mas é imprescindível que os que fazem parte dos grupos prioritários se vacinem. A vacinação contra a Covid-19 é a principal esperança para conter a disseminação da doença que já matou mais de 230 mil pessoas no País.

Domingo (14/02), foram aplicadas 5,2 milhões doses em todo o país.

Fonte_COFEN

VACINOMETRO no Brasil

 


Balanço da vacinação contra Covid-19 deste domingo (14) aponta que 5.072.729 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 2,40% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 214.943 pessoas (0,10% da população do país) nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e também no Distrito Federal. São Paulo já iniciou a aplicação da segunda dose, mas não começou a divulgar os dados em separado.

No total, 5.287.672 doses foram aplicadas em todo o país.

A informação é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro.

 

Brasil, 14 de fevereiro

Total de pessoas que receberam ao menos uma dose: 5.072.729 (2,40% da população)

Total de pessoas que receberam duas doses: 214.943 (0,10% da população)

Total de doses aplicadas: 5.287.672 (45,50% das doses recebidas pelos estados)

Divulgaram dados novos (14 estados): AC, AM, BA, ES, MS, MT, PB, PE, PI, RJ, RN, RS, SE e SP

Divulgaram dados em dias anteriores (12 estados e o Distrito Federal): AL, AP, CE, DF, GO, MA, MG, PA, PR, RO, RR, SC e TO

 

Total de vacinados, segundo os governos, e o percentual em relação à população do estado:

AC: 1ª dose - 12.533 (1,40%); 2ª dose - 154 (0,02%)

AL: 1ª dose - 76.743 (2,29%); 2ª dose - 2.822 (0,08%)

AM: 1ª dose - 196.332 (4,67%); 2ª dose - 6.439 (0,15%)

AP: 16.847 (1,95%)

BA: 373.403 (2,50%)

CE: 214.406 (2,33%)

DF: 1ª dose - 111.028 (3,63%); 2ª dose - 9.895 (0,32%)

ES: 1ª dose - 98.887 (2,43%); 2ª dose - 65 (0%)

GO: 164.444 (2,31%)

MA: 1º dose - 100.740 (1,42%); 2ª dose - 7.682 (0,11%)

MG: 1ª dose - 367.237 (1,72%); 2ª dose - 79.374 (0,37%)

MS: 1ª dose - 96.445 (3,43%); 2ª dose - 23.336 (0,83%)

MT: 1ª dose - 69.588 (1,97%); 2ª dose - 10.838 (0,31%)

PA: 1ª dose - 117.532 (1,35%); 2ª dose - 4.833 (0,06%)

PB: 1ª dose - 86.995 (2,15%); 2ª dose - 3.175 (0,08%)

PE: 1ª dose - 223.207 (2,32%); 2ª dose - 31.462 (0,33%)

PI: 1ª dose - 57.060(1,74%) ; 2ª dose - 323 (0,01%)

PR: 239.862 (2,08%)

RJ: 370.045 (2,13%)

RN: 1ª dose - 74.252 (2,10%); 2ª dose - 5.205 (0,15%)

RO: 35.584 (1,98%)

RR: 22.446 (3,56%)

RS: 1ª dose - 314.506 (2,75%); 2ª dose - 6.424 (0,06%)

SC: 1ª dose - 118.646 (1,64%); 2ª dose - 11.132 (0,15%)

SE: 1ª dose - 38.817 (1,67%); 2ª dose - 11.784 ( 0,51%)

SP: 1.450.949 (3,13%)

TO: 24.198 (1,52%)

Fonte_G1

 

10 mil visualizações

 


Quando comecei o blog em maio de 2010, não fazia ideia que essa seria uma ferramenta de busca de informação da Enfermagem do mundo, no Brasil, no Acre e principalmente no Vale do Juruá, não sendo repórter da primeira reportagem da uma ideia de redator, diagramador, mais um profissional de enfermagem no município de Cruzeiro do Sul/Acre.

Parabéns a todos pelo 10 mil visitas.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

COREN/ES recebe a visita da CONATEN/COFEN

 


A Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem - CONATENF do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN e o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo – COREN/ES se reuniram, nos dias 8 a 10/02, para trabalhar o quadro de Auxiliares e Técnicos dos novos conselheiros que estão assumindo o Coren-ES.

Durante a reunião, foram discutidos os procedimentos e rotinas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, processos éticos, carga horária de 30h para a Enfermagem, piso salarial e a necessidade da articulação entre o conselho e as demais entidades representativas da categoria.

Participaram do encontro, os membros da Conatenf do Cofen, Jefferson Caproni (coordenador), Christiane Neves, Emerson Pacheco, Paulo Murilo Paiva, Mariluce Ribeiro (Secretaria) e a presidente do Coren-ES Andressa Oliveira, junto aos conselheiros Douglas, Priscila, Felipe e Leonardo.


A Comissão também foi recebida pelo presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Espirito Santo – SITAEN/ES, Osmano Amaral, para falar sobre a necessidade da aproximação entre as entidades representativas a fim de minimizar os impactos da crise econômica e da pandemia com os trabalhadores da saúde.

Sobre a Conatenf – Desde 2015, quando o Cofen aprovou a criação da Comissão Nacional de Técnicos de Enfermagem, o grupo passou a atuar como porta-voz do nível médio na autarquia. Com caráter permanente, a comissão possui função propositiva e consultiva, aprimorando a interlocução com auxiliares e técnicos de Enfermagem.

Fonte_COFEN

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Dia Nacional da Mamografia

 


O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres brasileiras e, quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura.

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia, a Sociedade Brasileira de Mastologia - SBM alerta que a mamografia preventiva, ou de rastreamento, não evita o surgimento do tumor, mas é o exame mais eficiente para detecção do câncer de mama ainda não-palpável clinicamente (com menos de 1cm), que apresenta alto índice de recuperação se for tratado adequadamente.

Fonte_Sociedade Brasileira de Mastologia

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Carteira Digital da Enfermagem

 


Como força de modernizar e facilitar o processo de identificação dos profissionais de Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN vai lançar a carteira de identidade profissional digital.

A Carteira de Identidade Profissional Eletrônica (e-CIP) possui o mesmo valor legal da carteira em versão impressa e poderá ser acessada por um aplicativo.

O aplicativo exigirá a conferência e validação de dados biométricos ou de credenciais, informação de usuário e senha concedidos pelos Conselhos Regionais, junto à base de dados do sistema de controle de carteiras para liberação do acesso ao documento.

As normas e padrões para as Carteiras de Identidade Profissional (CIP), na versão impressa, e da Carteira de Identidade Profissional Eletrônica (e-CIP), na versão digital foram aprovadas por meio da Resolução Cofen 658/2021.

O uso da CIP ou e-CIP é obrigatório para o exercício das atividades profissionais de Enfermagem e cabe aos Conselhos Regionais as expedições dos documentos.

Fonte_COFEN

Dia Mundial contra Câncer

 


Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

Fonte_Instituto Nacional contra Câncer

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

PARTICIPEM..

 


Prezado Trabalhador da Saúde, Você está sendo convidado a participar da pesquisa “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil” por estar atuando, diretamente, em atividades auxiliares e de apoio ao enfrentamento da pandemia.

Para pariticpar e so clique aqui.

Essa pesquisa está sendo realizada por uma equipe de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP e Centro de Estudos Estratégicos - CEE / Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Sua contribuição nos ajudará a compreender e analisar as condições de vida e do trabalho desses trabalhadores tão importantes que muitas vezes não têm a devida visibilidade social que deveriam ter.

Fonte_FioCruz

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

 


A data, instituída pela Lei nº 13.798/2.019, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Os adolescentes – indivíduos com idades entre 10 e 20 anos incompletos – representam entre 20% e 30% da população mundial; estima-se que no Brasil essa proporção alcance 23%. Dentre os problemas de saúde nessa faixa etária, a gravidez se sobressai em quase todos os países e, em especial, nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano. Quanto à faixa etária, os dados revelam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos. Esses dados são significativos e requerem medidas urgentes.

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.

Fonte_Saúde/Gov

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Governo Acreano adota Bandeira Vermelha

 


Considerando a recomendação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, o governo do Estado do Acre publicou o Decreto Nº 7.849 na noite desta segunda-feira, 1, que trata da mudança imediata de classificação de todas as regionais de saúde do estado para o Nível de Emergência - Bandeira Vermelha, em virtude do repentino agravamento do risco de colapso do sistema de saúde pela pandemia de Covid-19.

Fonte_Agencia.ac