A Enfermagem constitui mais da metade da força de trabalho em saúde, e os enfermeiros têm sido apontados como os principais responsáveis pela coordenação das equipes de Saúde, em diferentes níveis de atenção. Apoiada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Conselho Internacional de Enfermagem, a campanha “Nursing Now” (“Enfermagem Agora”), que promove a capacitação dos enfermeiros para assumir papel central no enfrentamento aos desafios de Saúde do século XXI, chegará oficialmente ao Brasil em novembro.
Representantes do Centro Colaborador da OPAS/OMS para Desenvolvimento da Pesquisa Enfermagem, Isabel Amélia Mendes; do Ministério da Saúde, Lanusa Gomes, e os integrantes do Grupo de Trabalho para lançamento da campanha Dorisdaia Humerez, Valéria Lunardi, Marcia Medeiros e Neyson Freire se reuniram hoje (23/10) no Conselho Federal de Enfermagem para discutir o lançamento da campanha no Brasil.
O evento, marcado para 21 de novembro, terá a participação da diretora executiva do “Nursing Now Global”, Barbara Stilwell, que palestrará também no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).
O evento, marcado para 21 de novembro, terá a participação da diretora executiva do “Nursing Now Global”, Barbara Stilwell, que palestrará também no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).
Universalização da Saúde – O Cofen é parceiro da Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) na implementação da Enfermagem de práticas avançadas no Brasil. O objetivo é ampliar o escopo de práticas dos profissionais, desenvolvendo e aprofundando o trabalho interprofissional na atenção básica. A OPAS/OMS defende a ampliação do papel dos enfermeiros na atenção primária à saúde como estratégia imprescindível à universalização do acesso.
“É uma honra coordenarmos, juntamente com a OPAS/OMS, o lançamento oficial da campanha ‘Enfermagem Agora’ no Brasil. A universalização do acesso e da cobertura da Saúde no mundo não pode prescindir de uma atuação ativa e qualificada da Enfermagem, que representa mais da metade dos profissionais de Saúde”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário