A Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem (CTEP/Cofen) levará ao 21º CBCENF debate sobre o exame de suficiência. O exame será tema de mesa-redonda com participação do presidente da OAB, Claudio Lamachia, do conselheiro federal Gilney Guerra e de Orlene Dias, representante da CTEP/Cofen, no dia 28/11, das 13h às 17h.
“Queremos ouvirmos a comunidade da Enfermagem e aprofundar o debate, aperfeiçoando propostas para o exame de suficiência”, afirma a coordenadora da CTEP/Cofen, Dorisdaia Humerez. “O exame visa melhorar a qualidade da assistência de Enfermagem prestada à população brasileira, combatendo o ensino de má qualidade e garantindo as competências mínimas necessárias para o exercício profissional”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Apoiado pelo Cofen, o Projeto de Lei 4930/16, que cria o exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais de Enfermagem, tramita na Câmara dos Deputados. Foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e aguarda parecer da Comissão de Seguridade Social e Família. A proposta assegura a participação de profissionais de Enfermagem de nível médio a elaboração do exame aplicado a auxiliares e técnicos de Enfermagem.
O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem lidera mobilização nacional pela formação presencial e de qualidade, com realização de audiências públicas, campanha e mobilização junto aos parlamentares. Além do PL 4930/16, o Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, apresentado pelo deputado Orlando Silva, que exige formação presencial para os profissionais da área de Enfermagem.
21º CBCENF – Em 2018, Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem será realizado em Campinas. “Valorização profissional” será o tema central do congresso, realizado de 26 a 30 de novembro. Com intensa programação científica, o 21º CBCENF recebe também encontros nacionais e internacionais de Enfermagem. Atenção Primária em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Mental são temas de alguns dos eventos realizados durante o congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário