Imuniza SUS

sexta-feira, 20 de julho de 2018

COFEN lança selo de qualidade da Enfermagem

Com auditório lotado, o Conselho Federal de Enfermagem lançou hoje (20/7)  o Programa Nacional de Qualidade - PNQ do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, durante o 2º Fórum Práticas de Excelência em Segurança do Paciente, em São Paulo.
“É muito gratificante estar aqui. Tenho certeza que todos sairão daqui transformados, e com muitas ideias para aperfeiçoar a segurança e a qualidade da assistência ao paciente”, afirmou a enfermeira Vanice Costa, presidente do Instituto Brasileiro para Excelência em Qualidade - IBES. Vanice parabenizou o COFEN pela iniciativa do PNQ.
“É nosso objetivo que os profissionais possam ser reconhecidos em suas práticas assistências”, afirmou a conselheira federal Heloísa Helena, que anunciou o lançamento do PNQ, apresentado pelo coordenador da Comissão Nacional de Qualidade, Cláudio Porto.
Selo da Qualidade – O selo de qualidade do sistema COFEN/COREN's contemplará instituições de saúde e de ensino. “Entendemos que a formação profissional é o berço de todo o processo de exercício profissional e, por isto, também poderá passar pelo processo de certificação da qualidade” , informou Cláudio Porto.
“No exercício profissional, a certificação estará voltada para duas áreas prioritárias, que são a segurança do paciente e a gestão de risco. Vamos promover, simultaneamente, a certificação da instituição e do profissional”, explica Claudio Porto. “O programa de qualidade traz a possibilidade de certificar unidades institucionais, reconhecendo o esforço e a excelência daquele serviço, ainda que a instituição como um todo ainda não esteja apta à certificação”.
Para conseguir a certificação, as instituições serão avaliadas em seis dimensões: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário