O deputado Célio Studart (PV/CE), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, enviou uma requisição ao ministro da Saúde, Nelson Teich, pedindo esclarecimentos sobre a situação de contaminação e mortalidade dos profissionais de Saúde pela COVID-19.
Foi questionado quantos profissionais de Saúde testaram positivo para Covid-19, quantos foram afastados por suspeita ou confirmação da doença e quais medidas estão sendo implementadas para recomposição dos quadros de servidores devido o afastamento dos afetados pela doença.
O pedido cita dados do Observatório da Enfermagem, levantados pelo Sistema Cofen/Conselho Regionais de Enfermagem, que trazem um panorama alarmante, com alto índice de contágio de COVID-19. O número de mortos entre os profissionais de Enfermagem do Brasil supera o da Itália e Espanha juntas.
“O futuro do país está nas mãos dos profissionais de Saúde, que estão na linha de frente do combate da pandemia”, afirma o deputado. “Um dos principais receios das autoridades de saúde é que o adoecimento de enfermeiros e seu eventual afastamento agrave ainda mais o estresse sobre o sistema de saúde, podendo acarretar, inclusive, em seu colapso”, argumenta.
Fonte_COFEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário