Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de COVID-19 causada pelo novo coronavírus, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem têm adotado uma série de medidas educativas, de esclarecimentos e de proteção para os profissionais de Enfermagem.
Os coordenadores do Comitê Gestor de Crise do Cofen, Walkírio Almeida e Viviane Camargo, foram os entrevistados do 20º episódio do podcast Saúde na Veia e explicaram quais as medidas que estão sendo adotadas para proteger os profissionais de Enfermagem de todos os estados brasileiros contra a COVID-19. Dorisdaia Humerez também apresentou o canal de atendimento do Cofen para ajuda emocional aos profissionais de Enfermagem.
Walkírio Almeida falou sobre o papel do Comitê, o manual de recomendações gerais para organização dos serviços de saúde e preparo das equipes de Enfermagem, sobre a falta de EPIs, sobre as fiscalizações realizadas pelos Conselhos Regionais, sobre o déficit de profissionais, dentre outros assuntos.
“O manual de orientações gerais, que é destinado aos profissionais de Enfermagem, têm recomendações e orientações de como preparar as equipes, de quem deve compor, como organizar o serviço de Enfermagem para essa demanda, orienta quais são os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que os profissionais devem ter a sua disposição e em que situações é recomendado”, explicou Walkírio.
Viviane Camargo fez uma análise dos principais desafios que os profissionais de Enfermagem enfrentarão e explicou o que deve ser feito se houver falta de EPIs no local onde o profissional trabalha.
Para estas e outras informações importantes, ouça o 20º episódio do podcast Saúde na Veia. Acesse o link.
Fonte_COFEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário