Governo
do Brasil está encerrando a espera de centenas de pacientes acreanos que
aguardam por cirurgias de média e alta complexidade no SUS ao mobilizar, entre
essa segunda-feira (22) e o próximo sábado (27), hospitais privados e públicos
do estado para realizar os procedimentos na rede pública. Para isso, o
Ministério da Saúde está contratando equipes, insumos e equipamentos para
reativar salas cirúrgicas paradas em unidades de saúde estaduais e municipais,
além de trocar o atendimento em instituições privadas por créditos financeiros
para abater tributos federais.
A
ação integra o programa Agora Tem Especialistas e é destinada a pessoas que
estão na fila de regulação do SUS, como forma de desafogar a demanda reprimida
no estado e reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias.
Ao
todo, a mobilização ocorrerá em 20 estados e contará com a participação de 46
estabelecimentos de saúde. Serão ofertados cerca de 16 mil procedimentos
especializados, sendo 2,3 mil por meio da modalidade de créditos financeiros e
mais de 13 mil pela modalidade 2, que reativa estruturas públicas com
capacidade ociosa para ampliar rapidamente a oferta de atendimento
especializado no SUS.
“Estamos
cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população
brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Com essa ação
nacional, mobilizamos toda a capacidade instalada do país, com hospitais
públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o
atendimento especializado. Onde faltava profissionais e equipamentos, nós
estamos levando. Na rede privada, onde antes havia falta de diálogo, agora há
atuação conjunta. Tudo isso para garantir que o cuidado chegue mais rápido para
o povo”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
No Acre,
o Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia (AC),
realizará 938 procedimentos a mais no SUS durante essa semana, como cirurgias
vasculares (varizes) e Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) para avaliação de
risco cirúrgico.
Outros
19 estados também farão parte da mobilização, com centenas de cirurgias
ofertadas: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso
do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do
Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
As
ações inéditas do Ministério da Saúde que aumentam os atendimentos no SUS
É a
primeira vez que a mobilização nacional para realização de exames e cirurgias
conta com duas ações estratégicas do Agora Tem Especialistas. Nos hospitais
privados, o Governo do Brasil abre as portas para pacientes do SUS sem custo ao
paciente, que terá apoio das equipes especializadas, pré-operatório e
pós-operatório nas instituições.
Já
nos hospitais públicos, o Ministério da Saúde identificou salas cirúrgicas
paradas por falta de equipe médica, insumos e/ou equipamentos e fez a
contratação do que faltava para mineiros e mineiras serem atendidos e a
capacidade pública é reativada para beneficiar quem mais precisa.
O
mesmo já ocorreu, anteriormente, em Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Maués
(AM), Canoas (RS), São Lourenço (RS) e em Santarém (PA), onde ações-piloto
realizaram mais de 10,3 mil cirurgias e ofertas de cuidados integrados,
ampliando o acesso à atenção especializada e reduzindo filas em regiões
historicamente desassistidas.
Atendimento
especializado no Rio Grande do Sul
No estado
acreano, o hospital que participa da mobilização é o Hospital
Raimundo Chaar, em Brasiléia.
Agora
Tem Especialistas e as múltiplas frentes de atuação
O
programa Agora Tem Especialistas atua em diversas frentes para reduzir o tempo
de espera por atendimento especializado no SUS. Além dos mutirões sazonais e a
reativação de espaços ociosos em hospitais públicos, o programa atua na
ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, contratação de médicos
especialistas e ampliação do atendimento a pacientes do SUS em hospitais
privados e filantrópicos credenciados.
Em
outra frente, 87 carretas de atendimento especializado em saúde da mulher,
exames de imagem e oftalmologia levam atendimento itinerante a pacientes em
todo o país, ampliando o acesso à saúde especializada e reduzindo a necessidade
de deslocamentos para grandes centros urbanos.
As
iniciativas já contribuíram para resultados expressivos na rede pública. Em
2025, o país alcançou a marca recorde de 14,9 milhões de cirurgias eletivas, um
crescimento de 42% em relação a 2022. O número de consultas com especialistas
chegou a 1,6 bilhão (30% mais que 2022) e foram mais de 1,3 bilhão de exames
realizados (22% mais que 2022), além de 14 milhões de internações realizadas
pelo SUS.
Fonte _ Saúde.gov

Nenhum comentário:
Postar um comentário