O ministro
da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou nesta sexta-feira, 26, a primeira base
regional da Força Nacional do SUS (FN-SUS), dando início à
regionalização das operações da instituição em todo o país, um passo histórico
para enfrentar as mudanças climáticas. A unidade será responsável pelo
monitoramento, elaboração de diagnósticos situacionais e manutenção da
prontidão para resposta a emergências em saúde pública nos estados do Rio
Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A
nova base reforça a presença do SUS nos territórios e amplia a capacidade do
país de proteger vidas. “A Força Nacional é uma estrutura de elite do SUS, com
equipamentos e profissionais preparados para atuar nas situações mais críticas.
Onde tem a Força Nacional do SUS, a vida está sendo defendida”, afirmou o
ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A
regionalização da Força
Nacional do SUS representa uma ampliação estratégica da
capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde
(SUS) diante de eventos extremos, como desastres climáticos,
surtos, epidemias e outras situações que demandem atuação rápida e coordenada
entre os entes federativos. Até junho de 2027, a previsão é que oito bases
regionais estejam em funcionamento em diferentes regiões do país.
Durante
a agenda em Porto Alegre, Alexandre Padilha também apresentou um balanço das
ações realizadas pelo Ministério da Saúde em resposta às enchentes que
atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Ao todo, foram investidos cerca
de R$ 1,4 bilhão para garantir atendimento à população, reconstruir serviços de
saúde e fortalecer a capacidade de resposta do SUS diante da maior tragédia
climática da história do estado.
GHC
avança na estruturação do novo Complexo Hospitalar de Saúde Inteligente, 100%
SUS
O
ministro Alexandre Padilha assinou o termo aditivo da Parceria Público-Privada
entre o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES) para o avanço do novo Complexo Hospitalar de Saúde
Inteligente, projeto que integra o conjunto de iniciativas do Governo do Brasil
para modernizar a rede pública de saúde. O investimento de R$ 1,8 bilhão vai
fortalecer, especialmente, a saúde da mulher, da criança e do adolescente, além
de ampliar linhas de cuidado em áreas estratégicas.
O
contrato inicial foi assinado em 28 de agosto de 2025 e é acompanhado pelo
Ministério da Saúde. O aditivo amplia o escopo dos estudos técnicos e da
modelagem do projeto, que será 100% SUS e representa uma iniciativa estratégica
para a qualificação da assistência pública em saúde em Porto Alegre.
O
complexo vai contar com cerca de 750 leitos, mais de 41 salas cirúrgicas, UTIs
pediátrica e neonatal, emergências especializadas, banco de leite e salas de
fertilização. No modelo de gestão adotado, a assistência seguirá 100% pública e
gratuita, sob responsabilidade do GHC, enquanto a concessionária privada ficará
encarregada das obras, da compra de equipamentos, da manutenção e dos serviços
não assistenciais.
Ministério
da Saúde avança na medicina genômica e na saúde de precisão no SUS
O
Ministério da Saúde, em parceria com o GHC, a Universidade Federal de Pelotas e
a Tecnosul, vai ampliar o acesso de pacientes do SUS a exames de diagnóstico
molecular e a tecnologias de medicina de precisão. A iniciativa integra
assistência, ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, com foco
na qualificação do cuidado e no fortalecimento da rede pública de saúde.
Entre
os principais objetos estão o sequenciamento de nova geração (NGS), utilizado
para leitura de DNA e RNA em larga escala, além da reação em cadeia da
polimerase (PCR) e suas variações, voltadas à detecção de genes específicos. O
projeto também contempla outras metodologias de biologia molecular,
transcriptômica e análise de biomarcadores. Com isso, o Ministério da Saúde
reforça a estratégia de incorporar inovação ao SUS e ampliar a capacidade de
diagnóstico e cuidado em saúde de precisão.
Rio
Grande do Sul recebe R$ 14 milhões em veículos do Novo PAC Saúde e do Agora Tem
Especialistas
A
agenda incluiu a entrega de 41 veículos, que beneficiarão 41 municípios do
estado, com foco em encurtar distâncias para quem mais precisa. São 19 vans e
ambulâncias que integram o programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde e
garantem transporte adequado e seguro para pacientes a consultas, exames e
procedimentos especializados fora de seus municípios. Para o reforço da Atenção
Primária, o estado também receberá 15 Unidades Odontológicas Móveis e 7
ambulâncias do SAMU 192.
Visita
à Unidade de Saúde Parque dos Maias
O
ministro também visitou a Unidade de Saúde Parque dos Maias para acompanhar o
funcionamento do turno noturno e verificar os impactos da ampliação do acesso à
saúde na rotina da população. Em 12 meses, a unidade consolidou o terceiro
turno, passando de 65 atendimentos em junho de 2025 para 729 em maio de 2026.
Nesse período, foram 6.690 atendimentos realizados no horário estendido, o que
contribuiu para a ampliação da capacidade assistencial da unidade.
No
total, a unidade alcançou 36.452 atendimentos gerais, um aumento de 9.863
atendimentos em relação ao período anterior, que somou 26.589. Os resultados
reforçam o impacto direto da implantação do terceiro turno e do reforço das
equipes na ampliação do acesso da população aos serviços de saúde.
R$
1,4 bilhão investidos pós-enchentes no Rio Grande do Sul
Em
resposta às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o
Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 1,4 bilhão para reconstruir serviços
de saúde e fortalecer a capacidade de resposta do SUS diante da maior tragédia
climática da história do estado. Desse total, R$ 463,3 milhões foram destinados
a novas obras, reformas e aquisição de equipamentos para unidades básicas de
saúde, hospitais e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), beneficiando 33
municípios gaúchos. E mais de R$ 810 milhões para custeio.
O
Ministério da Saúde já empenhou R$ 197,7 milhões para a recuperação de 101
estabelecimentos, com 60 obras em execução e 11 já concluídas. Até o momento,
mais de R$ 87 milhões foram repassados aos municípios para viabilizar as
intervenções.
Entre
as principais ações realizadas durante a emergência, destaca-se a instalação de
quatro hospitais de campanha, a abertura de 919 leitos, a realização de mais de
25 mil atendimentos pela Força Nacional do SUS, o envio de 32 toneladas de
medicamentos e insumos, a entrega de 30 ambulâncias do SAMU
192 e a distribuição de 135 kits de emergência com capacidade para
atender até 202 mil pessoas por três meses. Também foram entregues 2,8 milhões
de doses de vacinas, além de mais de 11,8 milhões de unidades de medicamentos
da assistência farmacêutica, beneficiando aproximadamente 8,4 milhões de
pessoas.
Fonte _ Saúde.gov

Nenhum comentário:
Postar um comentário