A Presidente do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, Marcia Krempel, esteve reunida, na tarde desta terça-feira (31), com a representante do COFEN no Fórum das 30h, Enfermeira Denise Pires, durante o 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem.
O objetivo da reunião foi traçar as ações do COFEN dentro do movimento das 30h, junto ao Congresso Nacional. Ficou combinado que serão feitas três vigílias com a intenção de sensibilizar os Deputados para que tornem a colocar em pauta de votação a PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho das 30 horas para a enfermagem.
Na ocasião será distribuído material gráfico com a lista dos 25 motivos pelos quais a categoria da enfermagem e a sociedade em geral precisam das 30 horas. A vigília irá acontecer de 6 a 8, de 13 a 14 e de 20 a 22 de novembro, na entrada da Câmara dos Deputados, em Brasília, DF.

Minha opinião é que devemos analisar o caso com cautela. Se continuarmos lutanto, poderá ser que quem 8 anos a gente não consiga reduzir esta jornada de trabalho. Se aceitarmos a redução gradativa, em oito anos teremos nossa jornada de 30 horas!!
Neste momento, durante a reunião do Fórum 30 horas Já, no 64º CEBEn, após a apresentação do impacto financeiro da regulamentação da jornada, os representantes perguntam à categoria qual a melhor proposta de encaminhamento:
A) Aceitar a proposta do governo e iniciar imediatamente a redução gradativa das 30 horas, a serem completadas em oito anos ou;
B) Continuar na luta pela implantação total e simultânea das 30 horas.
Qual a sua opinião?