Imuniza SUS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Perfil da Enfermagem no Juruá


Nesta Segunda-feira (10), a coordenadora Estadual AC da Pesquisa Perfil da Enfermagem - SISPERFIL/AC, Narjara Campos de Araujo, juntamente com o apoio do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre - COREN/AC, José Adailton Cruz Pereira, com o objetivo de estabelecer parceria na divulgação e sensibilização dos profissionais do Vale do Juruá na participação da pesquisa, estarão realizando atendimento o dia todo no Ambulatório da Maternidade do Juruá das 08h:00min as 12h:20min e das 14hs:00min as 18hs:30min.
Na Terça-feira (11), amanhã, haverá uma reunião com a coordenadora do SISPERFIL/AC, Narjara, juntamente com o presidente do COREN/AC, Adailton, tratando assuntos de seus interesses e tirando duvidas do perfil da enfermagem.
Vale destacar que foram selecionados aleatoriamente enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para receber o questionário e após o preenchimento dos dados solicitados, postá-lo novamente numa agência do Correio.
Os profissionais que não foram selecionados podem participar divulgando a pesquisa e convidando os colegas para a reunião que acontecerá amanhã (11) no Auditorio da Maternidade do Juruá, para estarmos reforçando a importância para que os que foram selecionados respondam o mais rápido possível. “Cada selecionado que responder a pesquisa representa um grupo de profissionais, daí a importância de todas as respostas”.
A pesquisa
A pesquisa está sendo desenvolvida por meio de questionários. O universo do estudo é composto por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, somando um contingente de cerca de 1 milhão e 400 mil trabalhadores, por meio de uma amostragem com profissionais selecionados aleatoriamente, devido à grande quantidade de profissionais da área. Essa amostra representará todo o universo da pesquisa, contemplando os aspectos da formação profissional, origem sócio-econômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração e participação sócio-política, daí a importância que todos os selecionados respondam e devolvam o questionário.
Se você foi selecionado na amostra, receberá o questionário em sua residência, juntamente com um envelope-resposta. Essa correspondência terá porte pago (não haverá despesas para remetê-lo de volta à Coordenação da pesquisa). Caso prefira, o participante poderá responder ao questionário on line, no site da pesquisa na FIOCRUZ. Click aqui.
“Trata-se de um estudo muito importante, pois é o primeiro desta natureza realizado no Brasil, e que não servirá apenas para traçar um perfil detalhado da Enfermagem, mas que fornecerá dados para subsidiar as políticas públicas relacionadas à profissão. Hoje, quando vamos reivindicar melhorias para a profissão, sejam as questões salariais ou de condições de atendimento à sociedade, nós ainda não temos dados oficiais que possam corroborar as lutas da Enfermagem”compartilhem.......




Nenhum comentário:

Postar um comentário