Imuniza SUS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Política Ambiental do Cofen

Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas com o atingimento e demonstração de um desempenho ambiental correto, por meio do controle dos impactos de suas atividades, produtos e serviços sobre o meio ambiente, coerente com sua política e seus objetivos ambientais. Agem assim dentro de um contexto de legislação cada vez mais exigente, visando adotar a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável.
As normas de gestão ambiental têm por objetivo prover as organizações de elementos de um Sistema da Gestão Ambiental (SGA) eficaz que possam ser integrados a outros requisitos da gestão, e auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos.
O sucesso de uma Política Ambiental depende do comprometimento de todos os funcionários, independentemente dos seus níveis hierárquicos e funções. Mas depende essencialmente do envolvimento da diretoria da instituição.
A finalidade de uma Política Ambiental é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades do meio ambiente no qual está inserida a instituição.
Portanto, este documento tem por finalidade apresentar a Política Ambiental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a qual aponta os caminhos que possibilitam realizar os seus objetivos e metas ambientais. Além de determinar atribuições e responsabilidades para a execução da Política Ambiental no âmbito do Cofen.
A Política Ambiental do Cofen aplica-se a todos os funcionários da autarquia e, no que couber, ao relacionamento do Cofen com os Conselhos Regionais de Enfermagem, outros órgãos públicos ou entidades públicas ou privadas.
Esta política especifica os requisitos para que um Sistema da gestão ambiental possa ser implementado no âmbito do Cofen e capacite a instituição a desenvolver e implementar sua política e objetivos ambientais que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos.
A finalidade geral desta política é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas da instituição.
São premissas desta Política ambiental a:
  • Educação: capacitação em responsabilidade socioambiental para os funcionários e públicos com o qual o Cofen se relaciona, visando esclarecimento, conscientização e mudanças de comportamento.

  • Comunicação: utilização dos meios de comunicação interna e externa com o objetivo de sensibilizar e disseminar os conceitos e as práticas de socioambientais aos funcionários e públicos com o qual o Cofen se relaciona, inclusive quanto aos resultados obtidos após a implementação da Política Ambiental.

  • – Politica Ambiental Mudança de Processos: adequação dos espaços e equipamentos, racionalização do uso e consumo de bens e análise dos processos sob o prisma dos conceitos socioambientais.


Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário