quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COMPARTILHEM

O movimento popular conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos e nos anos 90 ganhou mais visibilidade e adesão da população mundial.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outras construções surgiu posteriormente.
Hoje, a iluminação rosa é replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a que já existe.
A mobilização visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, ganhando mais visibilidade a cada ano.
O Ministério da Saúde veicula campanha de conscientização a favor da prevenção, pois é a melhor arma contra a doença.
A popularidade do “Outubro Rosa” alcançou o mundo e tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo.
O objetivo do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN e dos Conselhos Regionais - COREN'S é o de ajudar a chamar a atenção das mulheres no cuidado com a saúde e na realização do autoexame e dos exames médicos periódicos.
 
O Outubro Rosa é o mês marcado para ações de diversos órgãos e entidades de saúde que intensificam a conscientização da detecção precoce do câncer de mama.
São 31 dias dedicados a várias atividades sobre o tema mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras.
Segundo dados da Agência Saúde, o ano de 2012 foi registrado crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema único de Saúde - SUS.
Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010.
No total, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde inicia campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.
 
Colaboradores das Ações:
COREN/RO   -   COREN/RJ
 
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha

Campanha