Imuniza SUS

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

COFEN participa de mesa redonda no 22º CIAED

A professora Carmen Lupi representou o Conselho Federal de Enfermagem no Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, realizado em Águas de Lindóia/SP, de 19 a 23/9. Na mesa estavam presentes também o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância – Abed e representantes das redes de educação Kroton e Claretiano.
O Cofen apresentou o resultado da Operação EaD,  que constatou condições precárias na oferta de cursos de Enfermagem a distância. Sem bibliotecas específicas, laboratórios, a maioria dos pólos de apoio presencial não oferecem condições mínimas de aprendizagem e muitas vezes não contam sequer com convênios para a realização dos estágios curriculares obrigatórios.
Carmen Lupi reforçou a posição institucional do Cofen, unânime entre os conselhos profissionais de Saúde e as organizações da Enfermagem, que defende a exigência de curso presencial para a formação de enfermeiros e técnicos em Enfermagem. Também foi discutida proposta de desenvolvimento conjunto, pelo Cofen e pelas universidades, de indicadores de qualidade na prestação de assistência de Enfermagem.
O evento contou com 1.800 participantes de diversas áreas,  a maioria enfermeiros e professores da área da saúde. Os profissionais que estavam presentes apoiam o Cofen e enfatizaram a necessidade também de fiscalização no ensino presencial, especialmente no que se refere à efetiva realização dos estágios curriculares, que devem compor 20% da carga horária total do curso, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário