Imuniza SUS

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

PL do EaD recebe parecer favorável na Comissão de Educação


A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados analisou, nesta quarta-feira (22/11), o Projeto de Lei 2891/2015, do deputado Orlando Silva, que exige formação presencial para os profissionais da área de Enfermagem.
O projeto se fundamenta no denso relatório produzido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no qual o diagnóstico situacional dos cursos de graduação em Enfermagem em âmbito nacional na modalidade de ensino a distância revela um quadro que não possui conformidade com a realidade das necessidades ao exercício da profissão. Há uma subutilização dos cursos presenciais de Enfermagem, o que também revela a desnecessidade do ensino a distância, especificamente nessa área.
Em seu parecer, a deputada Alice Portugal afirmou que a modificação da legislação regulamentadora do exercício da profissão para obrigatoriedade da formação profissional estritamente em cursos presenciais é medida que se impõe, especialmente por se tratarem de profissionais da área de saúde, ligados diretamente à segurança. “Dessa forma, erros podem ser evitados, assim como danos por imperícia e negligência na assistência à saúde”, destacou.
A proposta central do projeto de Orlando Silva é introduzir uma alteração no art. 2 da Lei 7498/86, que regulamenta as atividades de Enfermagem, tornando obrigatória a formação de todos os profissionais em cursos presenciais.
Relatora da matéria no Colegiado, a deputada Alice Portugal apresentou seu parecer favorável ao projeto, mas apesar do esforço e articulação da parlamentar para que a proposta fosse aprovada nesta quarta, a votação foi adiada para a próxima semana. Veja o vídeo completo.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário