Imuniza SUS

sexta-feira, 17 de junho de 2011

campanha de Vacinação

O Brasil possui campanhas de prevenção de doenças extremamente eficiente. A cada ano a publicação e a divulgação de vacinação, seja contra qualquer doença, é sempre muito importante, só depende da população se conscientizar da importância que tem se prevenir de doenças que podem afetar severamente o nosso organismo. Todo o ano acontece diversos mutirões de ajuda à população mais carente e juntamente com esses mutirões, muitos profissionais da saúde ajudam a combater as doenças mais comuns e de fácil contágio. Esse ano haverá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantile é extremamente importante que todos os responsáveis pelas crianças, se encaminhem ao posto de saúde mais próximo para vacinar seus filhos e outras crianças menores que pertençam a família.

A Paralisia Infantil ou a Poliomielite, como também é conhecida, é uma doença contagiosa que ocorre através da contaminação por um poliovírus muito potente. É chamada de Paralisia infantil, pois a sequela deixada pela contaminação do vírus é paralisia, principalmente de membros inferiores. Além de deixar sequelas graves, a Paralisia Infantil também pode levar a morte. Atinge principalmente crianças de até 5 anos, mas pode também atingir a adultos, em casos mais raros. A poliomielite é transmitida através do vírus que está contido em fezes e a pessoa é infectada através da boca, após a fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada.
A Paralisia Infantil atinge mais crianças de classe social baixa, pois no local de suas moradias não há saneamento e o higiene pessoal é extremamente precária, favorecendo no contágio de diversas crianças. O período em que a doença leva para se desenvolver é de 7 a 12 dias, podendo ser transmitida durante esse período. No começo, a criança infectada não apresenta sintomas e quando começa a atingir de verdade aparece os seguintes sintomas: instalação súbita da deficiência motora, febre, paralisia, principalmente dos membros (com mais freqüência, os inferiores), flacidez muscular e diminuição ou ausência de reflexos profundos na área paralisada
Para evitar o contágio da doença, só através de moradia melhores com saneamento apropriado juntamente com a vacinação. Isso garante a proteção contra a doença por toda a vida, através da prevenção.
Campanha contra a Paralisia Infantil teve início dia 13 de junho (segunda-feira) e termina dia 20 de junho. A vacinação é feita através de postos montados e de mutirões feitos por diversas pessoas.
A vacina é via oral e é chamada Sabin. São três doses com o intervalo de 30 dias entre cada dose. Uma vez vacinada, a criança não correrá o risco de ser infectada pela doença. Se informe no posto de saúde mais próximo de você e saiba como proceder para realizar a vacinação nos seus filhos e crianças que façam parte da família.
Não deixe pra ultima hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário