Imuniza SUS

sábado, 21 de junho de 2014

Dia Nacional da Prevenção à Asma

Tosse, falta de ar e cansaço são sintomas que podem ser confundidos facilmente com crises de sinusite ou até mesmo pneumonia. Porém, essas manifestações acompanhadas de chiados recorrentes e aperto no peito, podem ser um quadro asmático. A asma é uma doença que decorre a partir da inflamação das vias respiratórias e pode surgir em qualquer idade.

A OMS (Organização Mundial as Saúde) estima que 150 milhões de pessoas no mundo possuam asma. Esses números são alarmantes, pois muitos indivíduos podem ter a doença e ainda não ter o diagnóstico por não buscar o aconselhamento médico adequado. Nesse contexto, o número de casos pode ser bem maior.

De acordo com a Dra. Juliane Gomes de Paula, Coordenadora da Clínica Médica e da CCIH do Hospital San Paolo, o primeiro passo para prevenção é o reconhecimento da doença “A pessoa precisa saber que sofre de asma”. A médica ressalta, ainda, sobre os fatores que podem desencadear as crises: “Alergias a pelo de animais, insetos, mofos, fumaças de cigarros, mudança de tempo e fatores emocionais, podem estimular a aparição dos sintomas”, explica.

Os agravos da asma - As crianças são mais gravemente afetadas pela doença de acordo com a médica. “A imunidade mais baixa e as vias respiratórias menores, tornam as crianças mais suscetíveis a complicações”.

O paciente asmático deve se tratar de duas formas. Primeiramente durante a crise, quando já existe falta de ar – normalmente esse é o momento de agravo da doença - procurar o pronto socorro. “Essa etapa é importante, pois evita a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou até a morte”, esclarece.

Em um segundo momento, o tratamento deve ser feito no estágio inter crises em que a pessoa se sente bem e não apresenta os sintomas, mas recebe o acompanhamento preventivo com medicamentos e hábitos de vida que favoreçam a recuperação pulmonar evitando novas crises e sequelas futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário