sexta-feira, 25 de março de 2016

Projeto Gênios - Realizando Sonhos...

Sônia, Soninha ou fada madrinha? A enfermeira Sonia de Azambuja Cabral, 55 anos, atende pelos três nomes desde 2014, quando criou o projeto Gênios, que realiza os desejos de crianças internadas no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville
  O exemplo de ajudar os pequenos vem da infância de Sônia, quando seu pai organizava festas para vizinhos e parentes no dia das crianças e entregava presentes para todos. Mas a inspiração para o projeto atual surgiu em 2013, a partir da leitura do best-seller juvenil A culpa é das estrelas, que tem um grupo que concede desejos a pessoas com doenças terminais. 
– Sempre quis levar alegria para as crianças, mas já tinham os palhaços e contadores de histórias. Queria algo diferente – conta. 
O projeto começou com duas fadas, hoje são seis. Vestidas a caráter, as mulheres vão ao hospital infantil uma vez por mês, envoltas em bolhas de sabão, alegria e levam desenhos para colorir. Elas pedem que as crianças escrevam qual o desejo delas para ser lido depois. Além de carrinhos e bonecas, camisas de time e até videogame, muitos pedem para voltar para casa ou por saúde. Nestes casos, o trabalho consiste em oferecer visitas a criança.
Há ainda os desejos inusitados, como a menina de seis anos que pediu um bolo ou o menino que queria ir ao cinema. Todos os pedidos são atendidos, porém alguns mais complicados podem demorar mais. Como é o caso do menino de um ano e meio que pediu uma surpresa e está tirando o sono da fada madrinha. Ou ainda a garotinha com um tumor no fígado que pediu um cavalinho de pelúcia, que não foi encontrado em nenhuma loja. A solução foi encomendar pela internet. 
Quem ajuda na compra dos presentes são as outras fadas e voluntários que ficam sabendo dos pedidos no boca a boca, pelo Facebook ou por meio de rifas. A entrega é feita pelas fadas na casa da criança, quando ela recebe alta. No primeiro ano, foram cerca de 100 sonhos realizados. 
A atuação das fadas vai além dos pequenos. Ao visitar as famílias, muitas vezes descobrem outras necessidades e é comum a doação de alimentos e roupas. A grande fada madrinha de toda essa história também teu um grande pedido: sonha ter uma sede própria, que seria o jardim encantado, onde receberia as crianças e faria a entrega dos desejos. Para ajudar Click aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha

Campanha