Imuniza SUS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

COFEN recebe pró-reitor do Centro Universitário Clarentiano

A vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Irene Ferreira, e a conselheira Dorisdaia Humerez, coordenadora nacional da operação EaD, receberam, nesta quinta-feira (19/1), o pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Clarentiano, Luís Cláudio de Almeida, a pedido da instituição. O pró-reitor apresentou ao Cofen reformulações desenvolvidas sob supervisão do Ministério da Educação (MEC), após cumprir termo de compromisso, com redução de vagas. A supervisão do MEC foi instaurada a partir de manifestação do Ministério Público Federal motivada por relatório enviado pelo Cofen.
“A instituição não pode negar a importância do olhar externo’, afirmou o reitor, que parabenizou o Cofen pela mobilização junto ao Ministério da Educação e convidou o conselho a revisitar os pólos de apoio presencial dos cursos EaD da Clarentiano. “O Cofen tem sido essencial para colocar as coisas nos eixos. Sem essa ação [Operação EaD], a situação estaria caótica”, avaliou o pró-reitor da Clarentiano, reconhecendo a oferta excessiva de vagas.
A vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, reforçou a posição institucional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “Não somos contra as tecnologias EaD em si, somos contra a forma como elas têm sido usadas na Enfermagem, com formação em nível de graduação”, afirmou Irene Ferreira. O Cofen entende que a Enfermagem exige habilidades teórico-práticas e relacionais que não podem ser adquiridas sem o contato direto com pacientes e equipamentos de Saúde. Os cursos presenciais já admitem a utilização da EaD em 20% da carga horária total.
A mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade vem dando resultados. O Decreto 8753/16 incluiu a Enfermagem no grupo de profissões cuja abertura de cursos e vagas, inclusive por Universidades e Centros Universitários, depende de prévia autorização do Ministério da Educação (MEC), após manifestação do Conselho Nacional de Saúde.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário