Imuniza SUS

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Carta da Enfermagem aos futuros governantes do país


O Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, preocupado com a melhoria das condições de saúde prestadas ao povo brasileiro e considerando que a Enfermagem é a maior profissão da saúde no Brasil, enviou aos candidatos à Presidência da República Carta Compromisso com a Enfermagem. Composta por 2.098.114 profissionais, a profissão representa mais da metade dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos na linha de frente na assistência à população, na gestão e implementação das políticas de Saúde. A carta também foi publicada nesta quinta-feira (4/10) no jornal Folha de S. Paulo.
O acesso e a cobertura universais à Saúde exigem uma atuação ativa e ampliada dos enfermeiros na atenção básica, segundo avaliação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Neste sentido, pedimos aos candidatos que assumam este compromisso.
Para os auxiliares e técnicos de Enfermagem, defendemos programas de complementação da formação, acompanhados pela possibilidade de ascensão funcional.
A assistência de qualidade não pode prescindir da excelência na formação. A Enfermagem exige habilidades teórico-práticas e relacionais que precisam ser desenvolvidas em contato direto com os professores, equipamentos de Saúde e com a população assistida.
Comprometer-se com a Enfermagem exige a defesa do ensino presencial e de qualidade, com carga horária não-presencial restrita a 20% das disciplinas, nas matérias teóricas. Apoiamos a exigência de Exame de Suficiência, como requisito obrigatório para o registro dos profissionais, atestando que cada um possua as competências mínimas indispensáveis para um exercício seguro da Enfermagem.
As condições de vida e trabalho dos profissionais também interferem diretamente na qualidade da assistência. Por isto, é fundamental também o compromisso com o financiamento do SUS, conquista democrática da população brasileira, e com a regulamentação da jornada de trabalho, das condições de repouso e do piso salarial para os profissionais que os constroem.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário