Imuniza SUS

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Atenção Domiciliar e os Pilares Estratégicos para Integração de Ações

Para que ocorra impacto positivo na prevenção, diagnóstico precoce, assistência, cuidados continuados e controle das doenças e condições crônicas no âmbito populacional, os sistemas de saúde público e privado, precisam focar e praticar a integração de ações e serviços.
A oferta e utilização equivocadas e fragmentadas dos serviços de saúde, com excesso de internações hospitalares, em função de descompensações clínicas, geram desconfortos para os pacientes, desperdícios de recursos e altos custos para o sistema de saúde como um todo.
Para melhor organização deste contexto e para que os processos de hospitalização e de desospitalização possam ocorrer de maneira adequada é necessário facilitar acesso à população aos diferentes níveis de cuidado, de maneira integrada e continuada.
A Atenção Domiciliar na da rede de atenção à saúde tem caráter integrador de ações e serviços, com papel importante na transição e continuidade de cuidados, com benefícios na racionalização de recursos, segurança e engajamento do paciente e família, humanização na oferta de ações multiprofissionais e alcance de desfechos importantes em termos de resultados gerenciais, clínicos e de reabilitação.
Segundo Censo do Nead/Fipe 2018, o número de serviços de atenção domiciliar registrados no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde é de 676 em junho de 2018, cerca de 60% maior do que o divulgado no Censo Nead de 2013, com estimativa de 52.545 colaboradores atuando no setor, número expressivo de desocupação de leitos hospitalares e crescente faturamento anual.
Em função da relevância deste cenário o segmento atrai cada vez mais  investidores, incorporação tecnológica, novos modelos de remuneração, processos de acreditação, busca pela maior qualidade e segurança assistencial, atração e retenção de talentos multiprofissionais e aprimoramento na gestão dos serviços para obtenção de maior eficiência, entre outros resultados de grande impacto para o segmento e sistema de saúde como um todo.
Para avançarmos nestas questões de maneira integrada com diferentes segmentos e players do mercado de saúde público e privado, a edição do Enconsad Rio de Janeiro, traz de maneira inovadora, ampla programação científica, exposição de trabalhos e espaços para interação de serviços e produtos. Aguardamos mais uma vez a participação e parceria expressivas de todos!!
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário