Imuniza SUS

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Informativo COFEN Maio/2019

36ª edição – 5/2019
A Aposentadoria Especial para os profissionais de Enfermagem é destaque do boletim de maio. A Emenda Modificativa à PEC 06/2019  foi protocolada e garante regra de aposentadoria especial à categoria no texto da Reforma da Previdência.
Confira, nesta edição, as palestras realizadas pelo presidente do Cofen em comemoração à Semana da Enfermagem. Veja também mais detalhes do Fórum dos BRICS e do Congresso Paraguaio de Enfermagem.

Cofen se mobiliza por uma aposentadoria justa para a Enfermagem
Maio é um mês importante para a Enfermagem. Além de todas as comemorações em celebração ao dia do enfermeiro, do auxiliar e do técnico de Enfermagem, o Cofen se mobilizou junto aos Conselhos Regionais em busca da aprovação da proposta da emenda 17/2019, que tem como objetivo conseguir apoio para a inclusão dos profissionais de Enfermagem no regime especial da previdência.
O Cofen participou, também, de audiência pública sobre o impacto da reforma previdenciária para as mulheres, que somam 85% da Enfermagem. As discussões levam em consideração que a categoria é submetida a serviços insalubres, penosos e perigosos, por isso deve ser incluída no rol de aposentadorias especiais.
Cofen participa de reunião da Cúpula de Líderes de Enfermagem da América Latina
Representantes do Cofen participaram da I Cúpula de Líderes de Enfermagem da América Latina e do Caribe, sediada em Córdoba, na Argentina. O evento reuniu líderes internacionais da Enfermagem para debater o desenvolvimento de pesquisas e a troca de experiências entre os membros relacionadas à regulação de práticas e ensino da Enfermagem de seus respectivos países. Saiba mais.
Cofen apoia a manutenção do termo “violência obstétrica”
O Cofen apoia a orientação do Ministério Público Federal (MPF) para que o termo “violência obstétrica”, expressão já referendada em inúmeros documentos científicos e legais, continue em uso pelos profissionais da saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a violência física e verbal no parto, como atesta a “Declaração de Prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto”, publicada em 2014. Saiba mais.
Presidente do Cofen é agraciado com Ordem de Mérito Militar
O presidente do Cofen, Manoel Neri, foi homenageado pela Ordem do Mérito Tenente Enfermeira Virgínia Leite, em comemoração à participação das enfermeiras brasileiras na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 2ª Guerra Mundial. A solenidade foi organizada pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). Manoel dedicou a homenagem a todos os profissionais de Enfermagem do Brasil. Saiba mais.
Cofen manifesta apoio à Educação Brasileira
O Conselho Federal de Enfermagem manifestou apoio as universidades federais na luta contra os cortes financeiros anunciados pelo Ministério da Educação. Para o Cofen, a universidade pública é o berço da produção científica do País em todas as áreas. O corte no orçamento das universidades e a retirada de investimentos nos cursos é algo preocupante, que pode comprometer a formação de milhares de estudantes e o desenvolvimento de grandes pesquisas. Saiba mais.
Presidente do Cofen debate valorização profissional em palestras
Com o objetivo de debater o panorama nacional e a valorização da Enfermagem, o presidente do Cofen, Manoel Neri, realizou palestras em sua terra natal, Rondônia. As palestras celebram a Semana da Enfermagem, comemorada anualmente de 12 a 20 de maio, em todo o País. Saiba mais.
Cofen homenageia técnicos e auxiliares de Enfermagem
No dia do encerramento oficial da Semana da Enfermagem, o Cofen realizou uma homenagem para celebrar o empenho dos 2 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuam no Brasil. Profissionais que buscam, incessantemente, elevar a qualidade da saúde brasileira, confira a homenagem prestada pelo Cofen. Saiba mais.
Neste 18 de maio, Cofen apoia o Dia de Luta Antimanicomial
Marcado por mobilizações em todo o Brasil, 18 de maio celebrou o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O objetivo desse dia foi combater a ideia de isolar a pessoa com sofrimento mental, prática baseada em preconceito que cerca a doença. Atualmente, temos a ameaça de que o retorno dos hospitais psiquiátricos possa fazer parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), devido à Nota Técnica nº 11/2019 publicada pelo Ministério da Saúde. O Cofen é contra todo retrocesso e luta pelo fortalecimento do SUS e da Saúde Mental. Saiba mais.
Cofen e Federação Nacional de Enfermagem programam agenda
O presidente do Cofen, Manoel Neri, se reuniu com Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) com o objetivo de unir forças em favor das principais lutas da Enfermagem. Segundo a presidente da FNE, o trabalho conjunto é algo que fortalece a luta pela aprovação dessas propostas. Saiba mais.
Nova resolução do Cofen isenta taxas de especialidade para auxiliares e técnicos
O plenário do Cofen aprovou uma nova resolução que trata sobre a isenção do registro de especialidade para técnicos e auxiliares de enfermagem. A decisão aconteceu durante a 513° Reunião Ordinária de Plenária (ROP) em Alagoas. Vale lembrar que a resolução entra em vigor após sua publicação. Saiba mais.
Cofen participa do III Fórum de Enfermagem dos BRICS
O Cofen participou do III Fórum de Enfermagem dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em São Petersburgo, na Rússia. O evento abordou o tema: “O enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: alcançando progressos através do avanço do papel da Enfermagem”. Saiba mais.
Regulamentação do cuidador de idosos não interfere na Enfermagem
Projeto de Lei da Câmara 11/2016, que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras, aprovado pelo Senado Federal, não interfere nas atividades dos profissionais da Enfermagem. Com a Lei, está proibido ao cuidador administrar medicamentos que não seja por via oral e com orientação por prescrição médica, e realizar qualquer procedimento de complexidade técnica. Saiba mais.
Certificados de participação na Nursing Now estão disponíveis
Os certificados de participação do evento de lançamento da campanha Nursing Now já estão disponíveis on-line. Para emitir, basta clicar em seu nome. No mês de abril, o Cofen e o Centro Colaborador da OPAS/OMS lançaram a campanha no Brasil. Saiba mais.
Cofen disponibiliza material da campanha Nursing Now
Devido à grande procura e interesse do público, o Cofen disponibilizou o mídia kit com as peças das campanhas Nursing Now e Semana da Enfermagem. O apoio das instituições para a promoção das ações nacionais e regionais é fundamental. O Cofen, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), lançou, no Brasil, a campanha Nursing Now, visando chamar a atenção de autoridades e do governo para a valorização dos profissionais de Enfermagem. Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário