O
Governo do Acre, por meio da Polícia Civil, irá disponibilizar a partir da
próxima segunda-feira, 21, o agendamento eletrônico online para expedição de
carteira de identidade em Rio Branco. O objetivo é diminuir as filas e
aglomerações, e evitar que as pessoas compareçam à Central de Serviço Público
(OCA) e que não consigam senha para atendimento no mesmo dia.
Disponibilizado
inicialmente na capital, o cidadão terá à disposição, com data e hora marcadas,
sem tumulto e sem fila, o agendamento do serviço por meio do site da Polícia
Civil na internet: http://idpol.ac.gov.br/services .
Após
o acesso, o usuário deve escolher o posto de atendimento, a data, preencher o
formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em
relação aos documentos necessários para obtenção da carteira de identidade e
será gerado um protocolo da confirmação do agendamento, com data e hora
marcadas.
Ao
fim do atendimento presencial, o solicitante receberá um protocolo do
atendimento com a previsão de entrega. A informação se a carteira de identidade
está pronta, dentro do prazo previsto, poderá ser obtida pelo telefone
3215-2417, das 8 às 13h.
O
Instituto de Identificação da Polícia Civil emite desde 2019 o novo formato
para emissão da carteira de identidade, seguindo o decreto nº 9.278, de 5 de
fevereiro de 2018, no qual é facultativo incluir os documentos abaixo
relacionados, lembrando que permanece imprescindível somente a certidão de
nascimento, se solteiro, ou de casamento original, se casado:
•
Título de eleitor;
•
Carteira de trabalho e previdência social;
•
Certificado militar;
•
Carteira nacional de habilitação;
•
Documento de identidade profissional;
•
Carteira nacional de saúde;
•
Números de NIS/PIS/Pasep;
•
Também poderá ser incluído o nome social, sem a necessidade de alteração no
registro civil.
Outra
novidade é que poderão constar indicativos para pessoas com necessidades
especiais e códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID).
O
solicitante deve ser o próprio cidadão. Menores de idade devem estar
acompanhados por um dos pais ou por responsável legal. A primeira via da cédula
de identidade é isenta de pagamento, já a segunda via tem uma taxa de R$ 57,52.
Para
o diretor-geral de Polícia Civil, Josemar Portes, o novo canal vai proporcionar
comodidade, agilidade e segurança. “Com o uso da tecnologia, estamos buscando
oferecer à população da capital mais conforto e segurança para retirada da
carteira de identidade, com um serviço ágil e seguro, evitando aglomerações e
respeitando a supremacia do interesse público”, ressaltou.
A
Polícia Civil estuda a possibilidade da implantação do serviço online no
interior do estado. Atualmente há mais de seis mil carteiras esperando para
serem entregues aos proprietários, sendo 2051, de 2017 a 2019; e mais de 4000,
de janeiro a agosto de 2020. Para mais informações, entrar em contato pelos
telefones 3215-2417 3215-2484, 3215-2449 e 3215-2451 ou por e-mail: iirhm.acre@gmail.com.
Fonte _ Agencia Acre
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