quarta-feira, 30 de março de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
Rede Cegonha

Desde a descoberta da gravidez até o parto, as gestantes terão acompanhamento da Rede Cegonha, tomando um posto de saúde como referência, e saberão, com antecedência, onde darão a luz. As grávidas receberão auxílio para se deslocarem até os postos de saúde para realizar o pré-natal e à maternidade na hora do parto, com vale-transporte e vale-táxi.
A Rede Cegonha também prevê a qualificação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês. Serão capacitados os profissionais de saúde que atuam tanto na atenção primária como em serviços de urgências obstétricas.
Atenção Hospitalar – A qualificação da atenção compreenderá a criação de novas estruturas de assistência e acompanhamento das mulheres e reforço na rede hospitalar convencional, com o mote “Gestante não Peregrina”. Ou seja, a garantia de sempre haver vagas para gestantes e recém-nascidos nas unidades de saúde.
Entre as novas estruturas estarão as Casas da Gestante e do Bebê, que dará acolhimento e assistência nos casos de gravidez de risco, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento.
A rede hospitalar obstétrica de alto risco também será fortalecida, com ampliação progressiva da quantidade de leitos na rede SUS, de acordo com as necessidades apresentadas pelos municípios.
Bebês – Nos primeiros dois anos de vida da criança, a Rede Cegonha compreenderá a atenção integral à saúde da criança, desde a promoção do aleitamento materno até a oferta de atendimento médico especializado para eventuais necessidades de cada criança.

Educação – A Rede Cegonha contará com campanhas públicas nas escolas (de nível médio e superior) e também com ações de mobilização da sociedade sobre a importância da educação sexual e reprodutiva, bem como do aleitamento materno. A alta taxa de gravidez entre adolescentes também contribui para risco para mãe e o bebê.
quinta-feira, 24 de março de 2011
BBB

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos.
Gays, lésbicas, heteros… todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE…
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema…, estudar… , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… , visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir.
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
Um abismo chama outro abismo.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Exemplo à ser seguido
Carta Protesto
Senhores: Governador, Senadores e Deputados do Acre
Integro a comunidade cruzeirense desde 23 de Maio de l951 quando aqui cheguei para dar minha modesta contribuição no desenvolvimento desta cidade distante, sofrida, mas hospitaleira e muito querida Cruzeiro do Sul.
Nesses 60 anos vivenciei momentos dos mais variados: Alegrias, tristezas e algumas decepções. Assisti diversas resoluções políticas, desde a época de Getulio Vargas, passando por regimes totalitários, e alguns tipos de democracias, inclusive aquela de saudosa memória, em que a vontade expressa da maioria do eleitor nas urnas, tinha poder de decisão. Ninguém ousava contestar. Era LEI e LEI com letra maiúscula.
Hoje invade no meu peito de octogenário, a tristeza de sentir e ver a um verdadeiro ultraje na Constituição do País. A vontade expressa de um povo em um REFERENDO, processo legal em todas as normas, sobre o necessário retorno ao antigo HORARIO DO ACRE, transformada em lixo, desrespeitada e habilmente ultrajada, porinteresses pecuniários de emissoras e políticos que
não vivem a realidade do povo acreano e em especial a do cruzeirense.
De repente levanta-se o questionamento, será que também o processo eleitoral que elegeu os senhores: governador, senadores e deputados das três casas, não deveriamter o mesmo destino? Ou seja, tornar-se sem valor, uma vez que foram eleitos pelo mesmoprocesso e pelos mesmos eleitores.
Sinto vergonha senhores de uma situação desta em nosso País, Estado, e especialmente em nossa cidade que por ser a mais ocidental, nota-se de modo diferente os efeitosdesse decreto que não foi pedido e muito menos desejado.
O que mais estranho é não ver os nossos defensores – aqueles que colocamos no comando para nos defender -, se pronunciarem. Estão omissos, se retraindo como alguém que não tem obrigação de seguir na vanguarda das lutas em beneficio do povo que oselegeu.

Edson do Vale Sidou
quarta-feira, 9 de março de 2011
Curiosidades Acriana
Click aqui e veja quanto o Estado do Acre já arrecadou até hoje.
Obs.: quando você click o site atualiza na hora.
terça-feira, 8 de março de 2011
segunda-feira, 7 de março de 2011
domingo, 6 de março de 2011
Curativo Natural
Pesquisadores brasileiros descobriram um curativo natural para o tratamento de feridas de difícil cicatrização, desenvolvido 100% a base de sangue humano. O produto é fruto de uma pesquisa do Departamento de Hematologia da Unesp de Botucatu - SP.
Para a composição do curativo, o sangue passa por uma máquina que divide o material em três partes: hemácias, plaquetas e plasma, que na maioria das vezes era descartado nas hemotransfusões. E, é justamente o plasma a fonte do novo curativo. Segundo a pesquisadora Elenice Deffune, o curativo é cientificamente lógico, já que o sangue é responsável por nutrir todos os tecidos do corpo humano.
A principal função do produto é estimular o organismo a conter a evolução da ferida. As proteínas presentes no gel auxiliam na recuperação dos vasos sanguíneos, na formação de tecido de granulação e, consequentemente na cicatrização da lesão. Ainda em fase de testes, o produto já curou feridas causadas por queimaduras e úlceras.
De acordo com os pesquisadores, o produto desenvolvido pela Unesp deverá ser comercializado em breve, e estima-se que custará um terço do preço dos curativos especiais disponíveis atualmente no mercado.
Fonte: G1
sexta-feira, 4 de março de 2011
Evolução da Enfermagem no Acre
COREN/AC INTINERANTE
O veículo, possui estrutura de um escritório, é composto por equipamentos para realização de trabalhos administrativos e de fiscalização e será utilizado para que a entidade chegue onde estão os 4.800 profissionais inscritos, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos, isto é, nas unidades de saúde.
Segundo a enfermeira Lucrécia Batista, conselheira do órgão:
– É uma conquista de projeto apresentado pelo Coren/AC ao Conselho Federal. Ele será importante para aproximar a entidade de seus profissionais e dar mais agilidade aos trabalhos – destacou.
– É uma conquista de projeto apresentado pelo Coren/AC ao Conselho Federal. Ele será importante para aproximar a entidade de seus profissionais e dar mais agilidade aos trabalhos – destacou.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Hoje é Dia!
Hoje sexta-feira (4) acontece o Dia Mundial da Desconexão (National Day of Unplugging). A proposta é que, a partir das 18 horas, as pessoas parem de usar qualquer dispositivo tecnológico - incluindo celulares, computadores e internet -, durante 24 horas. Trata-se do segundo ano da iniciativa, que faz parte de um projeto chamado de Sabbath Manifesto e que propõe maneiras criativas de fazer com que a população mundial repense seu modo de vida.
Como reflexo da iniciativa, a organização responsável pelo projeto, a Reboot, criou um aplicativo gratuito específico para smartphones e que estará disponível na loja online do Android e do BlackBerry. Com ele, os usuários dispararão um aviso automático para todos os amigos do Facebook e do Twitter, informando que estarão desconectados das comunidades digitais durante o período em que durar o Dia Mundial da Desconexão. Além disso, o programa vai emitir um alerta, caso o equipamento seja ligado entre a noite de sexta-feira e de sábado.
Também na página do Sabbath Manifesto, os usuários podem pegar o ícone que servirá para identificar os participantes do Dia Mundial da Desconexão nas redes sociais.
Fonte: Olhar Digital
quarta-feira, 2 de março de 2011
Novas Conquistas
Em reunião especial realizada ontem (01), com as deputadas da bancada feminina da Câmara dos Deputados, a Deputada Rosane Ferreira (PV-PR) articulou a inclusão do PL 2295/2000, que regulamenta a redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem para 30 horas semanais, na pauta de exigências da bancada para serem votadas pelo Plenário da Câmara.
Click aqui e leia toda a matéria.
Fonte: COFEN
Assinar:
Postagens (Atom)