Imuniza SUS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Informativo COFEN Novembro/2015

6ª edição – 11/2015
Consolidando seu compromisso de apoiar todas as regiões do Brasil na missão de fiscalizar as unidades de Saúde e garantir condições dignas de assistência e trabalho, o COFEN lançou o Programa Mais Fiscalização 2, destaque desta edição do informativo “A gente ama Enfermagem”, que traz todos os debates do VII Seminário de Fiscalização do Sistema COFEN/Conselhos Regionais.
O Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, realizado pela Anaten com patrocínio integral do Cofen, também tem espaço especial nesta edição. Acompanhe, ainda, a campanha da Enfermagem em defesa do SUS com melhorias, a III Marcha pela Humanização do Parto e a homenagem do Museu Nacional de Enfermagem aos profissionais afrodescentes, neste mês da Consciência Negra.

COFEN lança Programa Mais Fiscalização 2
O presidente do Cofen, Manoel Neri, lançou Programa Mais Fiscalização 2 na noite de abertura do VII Senafis, em Pernambuco. “Precisamos colocar a fiscalização na ordem do dia – e essa prioridade se traduz em ações e investimentos”, afirmou Neri, que destacou, ainda, a proposta de criação da Força Nacional de Fiscalização, posteriormente levada à Assembleia de Presidentes dos Conselhos Regionais.
Destinado aos regionais de pequeno e médio porte, o programa destina recursos para ampliar a fiscalização, podendo ser usado para melhoria do transporte, espaço físico, informatização, gratificação de produtividade aos fiscais e apoio a contrações.
Fique por dentro do que aconteceu no Senafis:


Cofen patrocina maior evento dos profissionais de nível médio na Saúde
Com o tema “Segurança do Paciente, Proteção para Enfermagem”, o IV Congresso Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, organizado pela Anaten com patrocínio integral do Cofen, se consolidou como maior evento dos profissionais de Saúde de nível médio. Foram mais de 500 inscritos no evento, realizado de 25 a 27/11, em Salvador. Acompanhe as principais notícias:

Exposição destaca contribuições de profissionais negros à Enfermagem
A história da Enfermagem brasileira e a contribuição dos profissionais afrodescendentes são tema da exposição em cartaz no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery – MuNEAN, no centro histórico de Salvador. Sob uma perspectiva de história viva e em construção, a exposição também faz referência aos profissionais que se destacam pela sua contribuição social, cultural e militante para a Enfermagem. Homenageados na abertura, eles se emocionaram ao recordar suas trajetórias, marcadas pela militância e pela superação de dificuldades. Saiba mais
Enfermagem promove III Marcha pela Humanização do Parto em Teresina
Cerca de seis mil pessoas participaram da III Marcha pela Humanização do Parto, em Teresina (PI), organizada pelo Coren-PI, com apoio do Cofen e de 40 entidades. Em sua terceira edição, a marcha faz parte de um movimento bem sucedido que tem transformado a assistência ao parto no Estado. Com faixas, cartazes e pinturas, os manifestantes seguiram da Ponte Estaiada ao Parque Potycabana cobrando o apoio ao parto normal, presença de equipes multidisciplinares, o protagonismo da mulher, e o respeito à Lei do Acompanhante. Saiba mais
Cofen integra nova composição do Conselho Nacional de Saúde
O Cofen foi eleito para compor o Conselho Nacional de Saúde (CNS), na gestão 2015-2018. Instância máxima do Sistema Único de Saúde – SUS, o CNS é composto por representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores dos serviços de Saúde. “A participação no CNS permite discutir e formular as políticas de Saúde, sob a perspectiva da Enfermagem, contribuindo para a melhoria do SUS”, afirma Ivone Martini, representante do Cofen no conselho.


Cofen lança campanha em defesa do SUS com melhorias
O Cofen aprovou campanha publicitária de apoio ao Sistema Único de Saúde, valorizando o papel da Enfermagem, que representa mais da metade da força de trabalho do SUS. Com outdoors e peças em revistas, a campanha foi lançada por ocasião da 15ª Conferência Nacional da Saúde 2015 (CNS 2015). “A defesa do SUS é a defesa da sociedade brasileira, da população atendida e dos profissionais que assistem essa população”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Acesse o site da campanha e assine o manifesto “Eu apoio o SUS com melhorias”: http://saudeparatodos.cofen.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário