Imuniza SUS

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

COFEN participou do 1º Seminário Homeopatia e Educação no Senado


O Senado Federal realizou, nesta sexta-feira (15),  o 1º Seminário de Homeopatia e Educação. O evento contou com a presença do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), além de outros conselhos federais e o Ministério da Saúde e Educação. O seminário debateu a prática homeopática nas diversas áreas de atuação profissional, o uso de remédios fitoterápicos e outras práticas integrativas e complementares.
O Cofen foi representado pela conselheira federal Rosangela Schneider, que falou sobre a atuação do profissional de Enfermagem nas práticas integrativas. A conselheira destacou a necessidade de formação com carga horária de 360 horas, por instituição reconhecida, para que o enfermeiro possa atuar na homeopatia.
No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), o enfermeiro homeopata é legalmente autorizado seguindo as mesmas normativas para a prescrição de fitoterápicos, ou seja, mediante protocolos e programas de Saúde pública.
A integrante da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Cofen Daniele Vasconcelos ressalta que a Enfermagem segue em processo de consolidação das PICs nos diversos níveis de atenção em Saúde. “Apostamos no ensino, na qualificação, na assistência e na pesquisa, com o propósito de promover o cuidado integral dos indivíduos”, afirmou.
As práticas integrativas se constituem hoje numa realidade, estando inseridas em todos os níveis de atenção à Saúde a partir de uma visão ampliada do processo saúde–doença e da promoção global do cuidado, especialmente do autocuidado. O Cofen apoia a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), entendendo que representa um avanço na assistência.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário