Imuniza SUS

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

CONATENF visita COREN's Bahia e Piauí

O Projeto Conatenf em Ação, da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), realizou mais uma semana intensa de atividades, nos dias 12,13 e 14. Desta vez, os estados visitados foram Bahia e Piauí.

Bahia – No estado da Bahia o evento reuniu vários profissionais, que foram apresentados ao programa “Primeiro Emprego” do Governo do Estado. Projeto que surgiu da necessidade de discussão sobre a exigência de experiência profissional do mercado de trabalho. Atualmente, o programa é responsável por inserir egressos de cursos técnicos das escolas estaduais nos diversos órgãos estatais, dentre eles unidades de saúde. A seleção dos egressos depende dos resultados em sala de aula.

A presidente do Coren-BA, Maria Inez Alves, juntamente com a primeira tesoureira, Aline Soares, participaram da mesa de abertura juntamente com a coordenadora do Conatenf, Rosângela França, e o representante da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Uedson Lima. “É uma grande satisfação receber a Conatenf em nosso estado, parabenizo o Cofen pela iniciativa de garantir espaço à comissão nos assuntos referentes aos técnicos e auxiliares de Enfermagem, é uma ação propícia e necessária”, comentou a presidente.

Para a primeira tesoureira, Aline Soares, o programa é encantador, pois oferece a oportunidade de experiência que o mercado exige. “Logo quando me formei(2002), uma das minhas principais queixas era como conseguir emprego sem ter experiência profissional e quando conheci o programa fiquei muito feliz, porque os profissionais atualmente têm esta oportunidade e são contratados por tempo determinado, com remuneração e capacitação, portanto saem desse ambiente com a experiência de que precisam para novas oportunidades”, comentou.

O programa Primeiro Emprego abrange 34 municípios em diversas especialidades, contemplando ao todo 1.101 profissionais, a maioria técnicos de Enfermagem com a exigência de registro no Coren-BA.

A coordenadora do Conatenf, Rosângela França, explicou que o principal objetivo do projeto é levar informação acerca do Sistema Cofen/Coren aos profissionais e estudantes. “Para nós é um prazer estar na Bahia, agradeço pela parceria com o regional, trabalhamos diretamente com a plenária do Cofen, então levamos também contribuições de cada estado, e com esse projeto levamos informação ampliada e aprofundada”, disse.

O evento contou também com a participação da gerente do Departamento de Inscrição, Registro e Cadastro, Marlyane Garcia e da enfermeira fiscal Ângela Monteiro que tiraram dúvidas sobre os documentos necessários para a inscrição, bem como as necessidades e papel da fiscalização.

O encerramento das palestras ficou por conta do secretário do Conatenf no Rio de Janeiro, Paulo Murilo, que apresentou questões fundamentais sobre a profissão, tais como os órgãos e funções nas quais a enfermagem está inserida, associações, sindicatos, federações e confederações, bem como o Sistema do Conselho Federal e Regionais.

Encontro nas escolas – Ainda como parte da programação do “Conatenf em ação”, durante toda a terça-feira (13), foram realizados encontros na Escola Técnica de Saúde Evangélica (ETSEL), no Instituto de Saúde São Judas Tadeu (INSSJT)/FORTES e no Centro de Ensino Grau Técnico (unidade de São Cristovão). Todos com salas de aula e auditórios lotados.

“A gente precisa acompanhar mais de perto a formação desses futuros profissionais da enfermagem e explicar o papel do conselho e os normativos do Sistema Cofen/Coren. Foi muito gratificante ver a cara de interesse dos participantes em todas as palestras”, afirma Aline Soares.

Piauí – No estado do Piauí os representantes da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf) estiveram em Teresina para realização do evento. As atividades aconteceram na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), no Centro de Educação Profissional São Camilo (CEPROSC) e no Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto.

De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, a Comissão foi até as escolas para explicar aos alunos que estão em formação sobre as funções do conselho, ética na profissão, como se inserir no mercado e especialidades técnicas. “Eles fizeram um elo entre o sistema Cofen/Coren e as escolas de formação. A iniciativa foi muita bem aceita por professores e alunos”, disse.

O membro da Comissão e presidente da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Tony Costa falou sobre surgimento da Conatenf, suas atribuições e importância. “A comissão foi criada a partir de uma necessidade dos técnicos e auxiliares de Enfermagem de ter representatividade junto ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, explicou. Já os membros do Conatenf, Jairo Moraes Saraiva e Emerson Pacheco abordaram o Código de Ética e demais Legislações vigentes que regem a categoria.

O projeto teve como objetivo promover encontros com alunos dos cursos de auxiliar e técnico em Enfermagem, aproximando os futuros profissionais do Conselho de Classe, bem como proporcionar aprimoramento aos mesmos.

A conselheira do Coren-PI, Leone Damasceno, agradeceu a presença do Conselho Federal e destacou a importância da iniciativa. “Nós fomos agraciados com a presença do nosso Conselho Federal através do projeto Conatenf em ação, que vem proporcionando essa aproximação dos estudantes do nível médio com o Conselho de Enfermagem. Nós ficamos muito felizes com a participação de todos”, destacou.

Sobre a Conatenf – Criada pela Decisão Cofen Nº 057/2015, a comissão é composta por cinco membros efetivos e cinco suplentes. A Conatenf possui participação ativa durante as reuniões plenárias do Conselho Federal de Enfermagem, já tendo obtido importantes vitórias dentro do Sistema do Cofen/Conselhos Regionais. Atualmente, a Conatenf possui inserção efetiva dentro do Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCENF) com a realização de reuniões e palestras durante o congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário