Imuniza SUS

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Mobilização para combater o sarampo no Brasil

O Ministério da Saúde, em conjunto com os estados e os municípios, realizou, entre 7 e 25 de Outubro, a primeira etapa de vacinação contra o sarampo para as crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade e obteve resultados satisfatórios.
No período de 18 a 30 de Novembro ocorre a segunda etapa da vacinação contra o sarampo, cujo público alvo estimado é de 9,4 milhões de jovens de 20 a 29 anos de idade não vacinados de todo o país.
O dia de mobilização nacional será no último dia da campanha, 30 de Novembro. Mais de 37.000 salas de vacinação estarão abertas para esta ação.
O surto de sarampo ainda está ativo em 19 estados do país. Nos últimos 90 dias, entre 04/08 a 26/10, 5.660 casos da doença foram confirmados e 14 óbitos. Mais de 90% dos casos estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. A única forma de interromper essa cadeia de transmissão e de prevenir contra o sarampo é por meio da vacinação. De Janeiro deste ano a 26 de Outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil. Os dados acumulados são de surtos da região norte do país, iniciado em Fevereiro de 2018 e iniciado em São Paulo por um navio, em maio deste ano.
Neste momento a realização da segunda etapa da vacinação contra o Sarampo é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do vírus, em especial no público dos adultos de 20 a 29 anos de idade não vacinados ou com esquema incompleto de vacinação contra o sarampo.
Vale lembrar que o Brasil chegou a receber da OPAS/OMS o certificado de eliminação do sarampo, mas perdeu porque o vírus voltou a circular.
O país hoje trabalha para ampliar as coberturas vacinais, interromper a transmissão do sarampo e reconquistar a eliminação do vírus.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário