Imuniza SUS

quinta-feira, 14 de maio de 2020

“Minha mãe quis que eu pedisse demissão”, diz técnico que teve covid-19

No primeiro plantão em que atendeu uma ala de pacientes com covid-19, no início de abril, o técnico de enfermagem Ricardo de Oliveira chorou. “Fiquei muito abalado. Era uma coisa nova, desconhecida. Minha mãe queria que eu pedisse demissão dos dois hospitais em que trabalho. Ela me disse: ‘eu pago suas contas, filho, pelo amor de Deus’.” De profissional da saúde ele passou a ser paciente. E o medo não o abandonou quando foi internado, em 19 de abril, após receber o diagnóstico da doença que temia. Ao seu lado, Ricardo reconheceu outros seis colegas da enfermagem, que foram confirmados com o novo coronavírus ao mesmo tempo.
A experiência de Ricardo traduz o que dados do Ministério da Saúde apontam: profissionais de enfermagem são os mais atingidos pela covid-19 entre os trabalhadores da saúde. Esse grupo representa 57,1% das hospitalizações de profissionais da saúde notificadas no país, segundo boletim epidemiológico divulgado ontem. A maioria é de técnicos de enfermagem (205 casos), seguidos por enfermeiros (192 casos) e auxiliares de enfermagem (108). Os sete colegas diagnosticados ao mesmo tempo indicam também o tamanho da subnotificação. O Ministério da Saúde divulgou que nove profissionais de enfermagem hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave morreram em decorrência da covid-19.
Leia, na íntegra, reportagem do Uol, com dados do Observatório da Enfermagem e entrevista a Walkírio Almeida, coordenador do Comitê Gestor de Crise do Cofen.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário