A segurança
do paciente é um dos pilares fundamentais para garantir qualidade e eficácia
nos serviços de saúde. Em 2025, a campanha "Abril pela Segurança do Paciente" tem
como tema "Mais Acesso e Cuidado Integrado". O objetivo
é promover discussões e ações voltadas à ampliação do acesso do usuário aos
serviços de saúde, garantindo um cuidado seguro, equitativo, contínuo, centrado
nas necessidades dos pacientes.
Criada
no ano de 2013, ainda na primeira gestão do ministro Alexandre Padilha na pasta
da Saúde, a campanha tem como foco reduzir as barreiras no acesso à saúde,
fortalecendo a continuidade do cuidado e promovendo melhores desfechos
clínicos. O slogan "Qualidade em toda a Jornada!"
remete a este cuidado com o paciente em todas as etapas do atendimento.
A
campanha foi estruturada com foco em garantir acesso oportuno e seguro aos
serviços de saúde, eliminando barreiras que dificultam ou atrasam o
atendimento. As ações também buscam fortalecer a articulação entre os
diferentes níveis de atenção, assegurando um cuidado coordenado e contínuo.
Além disso, há um esforço em promover a equidade no acesso à saúde, abordando
desigualdades sociais e ampliando o acesso universal aos serviços.
Outro
aspecto importante é a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), de modo a garantir a
segurança nas transições assistenciais. A tecnologia em saúde é utilizada para
otimizar os fluxos assistenciais e melhorar a comunicação entre as equipes. A
mobilização incentiva ainda a participação ativa do paciente na promoção de sua
segurança e bem-estar.
Segurança
do paciente no mundo e no Brasil
Desde
a publicação do relatório "Errar é Humano" (1999), a
segurança do paciente tem sido uma preocupação global. A Organização Mundial da
Saúde (OMS) estima que milhões de pessoas sofram eventos adversos evitáveis a
cada ano, gerando impactos significativos na saúde pública e nos custos dos
sistemas de saúde.
No
Brasil, o Programa
Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria MS/GM 529/2013, promove diretrizes,
protocolos e estratégias para qualificar o cuidado e prevenir danos evitáveis
nos serviços de saúde.
Mobilização
nacional
Dessa
forma, o Ministério da Saúde convida gestores, profissionais de saúde,
pesquisadores e a sociedade a participarem da campanha “Abril pela
Segurança do Paciente”. O objetivo é um só: garantir estratégias que
ampliem o acesso, assegurem a continuidade do cuidado e garantam uma
assistência mais segura e equitativa.
Acesse a página da campanha Abril pela Segurança do Paciente
Fonte _ Saúde.gov
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