Imuniza SUS

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Revolução Brasileira


Terapia brasileira com células-tronco é esperança no tratamento da asma

Equipe da UFRJ conseguiu bons resultados em testes com camundongos e deverá começar avaliação com voluntários em breve.


A asma é uma doença caracterizada pela inflamação das vias áreas superiores. Uma em cada dez pessoas no mundo sofre do problema em algum grau. No Brasil, porém, a estimativa é de que haja o dobro de caso, em torno de duas pessoas em cada grupo de dez. Embora tratável, a  asma mata 8 pessoas por dia no nosso país, segundo dados do Ministério da Saúde.
Agora uma nova terapia promete esperança para vítimas da asma. Ela foi desenvolvida pela equipe da pesquisadora Patrícia Rocco, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas, da UFRJ. A técnica consiste em usar células-tronco derivadas da médula óssea do próprio paciente para reconstituir tecidos do pulmão degenerados pela doença.
A técnica mostrou bons resultados em testes com camundongos e agora começará a ser testada em humanos. Apesar de promissora, a técnica inovadora no tratamento da doença não deverá estar disponível para o público em geral em menos de cinco anos.
A pesquisa da equipe está sendo publicada em revistas de âmbito internacional. Informações sobre o impacto da terapia com celúlas-tronco em doenças respiratórias podem ser obtidas, de maneira resumida na Revista Brasileira de Terapia Intensiva. Há um outro artigo que explica este tipo de tratamento, em PDF, no site da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado de Rio de Janeiro.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário