Imuniza SUS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Caderneta de Saúde

Documento reúne informações e orienta adolescentes sobre vários itens ligados a saúde, bem estar e educação.
A caderneta de saúde dos adolescentes é resultado de uma longa jornada de pesquisas e estudos realizados pelo Ministério da Saúde. É um instrumento a mais que o profissional de saúde terá, para acompanhar passo a passo a saúde dos adolescentes, como também, viabilizar ações para prevenir a gravidez precoce, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s e Aids) e combater a violência, entre outros.
Os profissionais obtiveram ainda mais conhecimento sobre o comportamento, necessidades e vulnerabilidades dos adolescentes com idade entre 10 e 19 anos.
A coordenadora municipal da saúde do adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, Renata Barbosa da Silva, explica que as cadernetas foram confeccionadas e direcionadas para o homem e para mulher com informações peculiares de cada um. Ela explica que o trabalho de educação e conscientização dos adolescentes é fundamental para um bom desenvolvimento e estabilidade na vida adulta, por isso, a capacitação também envolveu professores.
A coordenadora estadual da saúde do adolescente, Gerlívia Maia, esteve a frente da capacitação e avalia que o documento será muito útil para o monitoramento da saúde desses jovens, inclusive contribuindo para autonomia deles.
A distribuição das cadernetas será feita sob a coordenação dos profissionais que atuam nos postos de saúde da família.
Fonte_Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário