Imuniza SUS

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Ministério da Saúde debate hepatites virais no COFEN

Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, nesta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde para debater o fortalecimento das ações dos profissionais de Enfermagem para a eliminação das hepatites virais.
Acerca do debate sobre fortalecer a atuação do enfermeiro na especialidade, o presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou que o próprio cuidado e a política de saúde são muito centrados na questão da figura dos médicos. “Os médicos têm muita dificuldade de trabalhar com a equipe multidisciplinar, dificuldade em função da formação ética no Brasil que precisa avançar, diferente do que acontece nos países mais desenvolvidos do mundo”, ressaltou.
Segundo Neri, é na atenção primaria onde existe a maior interação entre o trabalho dos médicos e profissionais de Enfermagem. “Atualmente os países mais desenvolvidos estão focados em ampliar o escopo de práticas dos profissionais de Enfermagem”, finalizou.
Segundo o representante do Ministério da Saúde, Elton Almeida, o encontro surgiu da necessidade de encontrar pacientes para tratamento de hepatites C e B. “A hepatite é um problema de saúde pública, tanto no Brasil como no mundo, e a gente precisa encontrar estratégias para identificar essa população, diagnosticar e tratar”, ressaltou Elton.
“O enfermeiro é o ponto chave desse processo, pois é o enfermeiro que está lá no dia a dia, na unidade de saúde, no posto de saúde”, observou Elton. Segundo ele, o MS está desenvolvendo estratégias para que possam facilitar a identificação do paciente com hepatite viral.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário