Imuniza SUS

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

PICs têm destaque no Congresso sobre uso Racional de Medicamentos

O VII Congresso Brasileiro sobre o uso racional de medicamentos, do Ministério da Saúde, abriu um espaço especial dedicado a oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). O evento, realizado de terça a quinta-feira (10 a 12/12), em Brasília, teve participação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que organizou a oferta das práticas, já disponíveis no Sistema Único de Saúde.
Com o tema “Desafios e perspectivas para o uso racional de medicamentos na prática interprofissional”, o congresso subsidia a elaboração de diretrizes e estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos.
“O uso racional de medicamentos não é só uma questão da farmacologia; toda equipe multiprofissional tem que conhecer, sobretudo os profissionais de Enfermagem, que estão na linha de frente de atendimento”, afirmou Carmen Lupi, representante do Cofen na Comissão Organizadora. A enfermeira Eloíza Correia representou o Cofen na mesa “Desafio Global de Segurança do Paciente: cuidado em saúde e utilização de medicamentos”.
As conselheiras Maria Luísa Almeida e Rosangela Schneider organizaram o espaço de cuidados, juntamente com a Comissão de Práticas Integrativa do Cofen. “Achei muito pertinente e estratégico a inserção desta atividade dentro de um congresso que tem como tema a medicalização, uma vez que um dos propósitos das práticas integrativas é a desmedicalização da vida”, afirmou Maria Luísa, que destacou o empenho da comissão, representada pelas enfermeiras Ana Cristina Sá e Claudia Ferreira. A conselheira Rosangela focalizou dança circular, além de conduzir o corredor de cuidados juntamente com Claudia Ferreira.
Base Legal – As terapias integrativas e complementares, que utilizam técnicas milenares para promoção da Saúde, tratamento e reabilitação, têm respaldo nas Portarias MS 971/2006, que instituiu a PNPIC, e nas portarias 849/2017 e 702/2018, que ampliam o escopo de práticas. A Resolução Cofen 581/2018 reconhece doze práticas integrativas entre as especialidades dos enfermeiros.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário