Imuniza SUS

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Orientações sobre vacinação contra COVID

 


O Conselho Federal de Enfermagem orienta os profissionais que atuam na vacinação contra a Covid-19 que realizem todas as etapas de imunização diante do paciente, desde a aspiração do imunizante ao descarte do material.

“Ressaltamos a importância do trabalho dos mais de 2 milhões e trezentos mil profissionais de Enfermagem que brilhantemente têm atuado na linha de frente de combate a Covid-19, tanto na assistência direta ao paciente, quanto na vacinação. Esta recomendação visa garantir o máximo transparência e segurança, tanto para os pacientes quanto para os profissionais, evitando a exposição e acusações”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

O Brasil já aplicou mais de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, inicialmente destinada a idosos e profissionais de Saúde. Foram recebidas, até o momento, 12 denúncias de aplicação irregular de vacina, com aplicação de parte da dose ou não aplicação. Os casos estão sendo apurados e, se comprovada má fé, os responsáveis podem ser punidos de forma rigorosa, incluindo a cassação do registro profissional.

“O número de casos suspeitos representa uma ínfima fração do contingente vacinado”, destaca a presidente. “A Enfermagem há tempos trabalha em situações bastante adversas e, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas diariamente, tais como exaustivas jornadas de trabalho, salários defasados, falta de equipamentos e materiais de saúde, os profissionais têm realizado o seu trabalho com compromisso e dedicação”, afirma.

O Cofen recomenda aos profissionais que manifestem aos pacientes e familiares o desejo de aparecer ou não durante o registro (foto ou filmagem) do procedimento. Os profissionais têm resguardado pelo Código de Ética o direito de preservar sua imagem, da mesma forma que o paciente e/ou familiar tem o direito de fazer o registro.

Confira as medidas de prevenção e controle da transmissão durante a vacinação

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário