O Ministério
da Saúde disponibiliza um canal de telessaúde, denominado de Telemal, voltado para profissionais de saúde que
atendem pacientes com malária e outras doenças febris agudas. Este
serviço inovador é resultado da colaboração entre a pasta e especialistas do
Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), da Fundação de Medicina
Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação de Vigilância em
Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
O Telemal permite que especialistas compartilhem
seus conhecimentos e ofereçam um suporte para diagnóstico, tratamento e manejo
clínico de casos de malária e outras doenças febris agudas a profissionais de
saúde, tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, agentes de
saúde, microscopistas, gestores de saúde, entre outros. Por isso, para ampliar
o acesso a essas informações, será criada uma seção específica sobre o canal, no portal Saúde de A a
Z, dentro da área dedicada à malária.
O
lançamento da plataforma representa um avanço significativo na luta para a
eliminação da malária do Brasil e outras doenças febris agudas com o uso da
saúde digital. Esse tipo de serviço busca melhorar a qualidade da assistência
prestada em localidades remotas, além de reduzir os custos com tratamento fora
do domicílio, facilitar a jornada de atendimento dos usuários do SUS, reduzir
tempo de espera e aumentar a resolutividade dos atendimentos, particularmente
para a Amazônia brasileira.
Desta
forma, o canal oferece uma oportunidade para implementar esta experiência e
conduzir uma pesquisa que avalie seu impacto na vida dessas populações,
permitindo uma análise robusta e realista do custo-benefício da estratégia.
Funcionalidades
As
ações ofertadas pelo Telemal são realizadas de forma virtual,
exclusivamente para profissionais de saúde envolvidos no manejo clínico da
malária e de outras doenças febris agudas, permitindo que estes profissionais
recebam orientações especializadas remotamente, reafirmando o compromisso de
manter a excelência na assistência prestada aos usuários do SUS.
Atendimento
Na
rotina clínica assistencial, quando o paciente estiver com suspeita ou
diagnóstico confirmado para malária e o profissional de saúde apresentar
dúvidas referente ao manejo terapêutico indicado, e tanto o Guia de Tratamento da Malária quanto o
aplicativo Malariatrat não as esclarecerem, este profissional poderá
entrar em contato com o novo canal que fornecerá apoio às ações indicadas para
cada situação.
O Telemal está
disponível 24 horas por dia via mensagens de WhatsApp pelos números
(92) 98853-1392 e (92) 99193-2649. As ligações podem ser feitas de segunda a
sexta-feira no horário comercial. O contato por e-mail pode ser realizado pelo
endereço: telemalbrasil@gmail.com.
Fonte_Saúde
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