Imuniza SUS

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Alimentos que fazem o bem ao Coração


No Brasil grande parte da população é hipertensa, possui diabetes, pressão arterial alta, e problemas do coração, tudo isso aumenta as chances do coração simplesmente parar, mas o problema que aumenta os riscos de uma pessoa sofrer uma parada cardíaca pode não ser as doenças e problemas que ela possui, mas em seus hábitos, cuidar do coração é algo muito importante para garantir a ele muito mais vitalidade, o principal órgão do corpo exige uma rotina simples, porém muito cuidadosa que pode fazer muito a diferença. Estresse, fadiga, depressão, má alimentação, cansaço físico e mental, sedentarismo entre muitos outros fatores corriqueiros que aceleram os problemas de coração causando maiores problemas.
A maior parte dos alimentos naturais, ricos em nutrientes são aliados do organismo, porém alguns especialmente do coração porque eles possuem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do principal órgão do corpo, porém só alimentação não basta para que o corpo se mantenha sempre saudável garantido a todo o organismo mais vitalidade e qualidade de vida. Em os principais problemas que levam o coração a sofrer sérios danos é o colesterol alto, ou melhor, o “mau” colesterol como é conhecido, ou simplesmente o LDL, quando o colesterol “bom” está baixo os níveis do “mau” sobem, causando diversos danos a saúde. Para evitar este tipo de problema a melhor solução é prevenir, porque como diz o ditado “Melhor prevenir do que remediar”.
Os alimentos que ajudam a diminuir os níveis do “mau” colesterol no organismo e favorecer o coração são:
Verduras, frutas e legumes em geral, sem exceções, inclusive uva, laranja e frutas secas;
Sucos naturais, de preferência fresco, se preferir os de caixinha ou garrafa sem açúcar;
Frios, como peru, frango e chester;
Broto do feijão, ervilha, cogumelo, soja e aveia;
Vinho tinto;
Pão e arroz integral;
Peixes como atum, salmão e sardinha;
Cereais como granola, amaranto, aveia, linhaça entre outros integrais;
Queijos magros;
Alcachofra;
Pimenta vermelha;
Quem procura manter a saúde através do cuidado com os alimentos que consome e que são aliados a seu coração deve investir em todos os alimentos que possuem Omega 3 e 6 que são considerados gorduras poliinsaturadas, fibras, flavonóides, carotenóides e fitoesterol.
Fonte:Blog Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário