terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hoje e Dia!


A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação,saúde, dignidade e cidadania.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES ‐ Instituto Nacional de Educação de Surdos.


Em Cruzeiro do Sul a capital do Vale do Juruá não seria diferente, a Coordenação Estadual de Educação do Juruá, através do Núcleo de Apoio Pedagógico e Inclusão - NAPI, realizará uma semana de atividades e palestras para comemorar o dia.

O NAPI de Cruzeiro do Sul atende 36 alunos na rede regular de ensino e aproximadamente 400 alunos entre surdos, cegos, com deficiência intelectual, auto habilidade (superdotado) e conta com uma equipe de 45 professores, 17 intérpretes, além de 14 cuidadores que são funcionários da Secretaria de Saúde que prestam serviços a Secretaria de Educação.


Click aqui e acompanhe uma reportagem completa sobre essa atividade produzida pelo jornal Voz do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário