Imuniza SUS

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

COFEN contra ataca

O Cofen lança neste mês de fevereiro campanha publicitária de combate à formação de profissionais de Enfermagem pelo ensino a distância.
A campanha será veiculada em revista nacionais (Época e Carta Capital), de bordo (GOl, TAM, Avianca e Magazine Azul) e segmentadas (Nursing), além de portais e redes sociais, ressaltando a importância do contato com os pacientes, que deve permear a formação profissional.
“A Enfermagem exige habilidade teórico-práticas que não podem ser desenvolvidas sem o contato direto com o ser humano”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. “Estão formando profissionais precários em um mercado saturado. É preciso questionar a quem interessa essa formação”.
Desde 2011, todos os conselhos profissionais têm posição contrária à formação por EaD na área de Saúde. O Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de Enfermeiros e formação de técnicos ma modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Sena, o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.
A situação do ensino à distância de Enfermagem no Brasil é estarrecedora. A operação EaD, realizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com visita in loco a 315 polos de apoio presencial dos cursos, constatou a ausência de infraestrutura e condições de ensino. Sem laboratórios, biblioteca ou condições mínimas de apoio, a maioria dos polos e não oferecem sequer condições para a prática de estágio supervisionado.
São mais de 35 mil vagas oferecidas por Instituições de Ensino Superior; mais de 90% ociosas por falta de interessados.

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário