Imuniza SUS

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Revista Cadernos de Saúde Pública destaca os desafios dos países do Sul Global nos circuitos da ciência mundial

 


Editorial de maio questiona os desafios enfrentados por países do Sul Global, como o Brasil, para inserir suas produções nos grandes circuitos da ciência mundial. “O resultado é que saberes produzidos em diálogo com realidades complexas, deixam de circular amplamente, enquanto se reforça um modelo de ciência unidirecional, centrado nos países mais ricos e nas grandes editoras internacionais”, reforçam as Editoras-chefe.

No artigo Impacto da COVID-19 na mortalidade domiciliar no Município do Rio de Janeiro, Brasil: análise temporal e espacial, de 2010 a 2020,  os autores analisam as mudanças na mortalidade domiciliar na cidade antes e durante o primeiro ano da pandemia, destacando o crescimento da mortalidade em populações mais vulneráveis socialmente, residentes em regiões com menor Índice de Progresso Social.

A pesquisa apresentada em Assistência pré-natal: uma análise temporal utilizando as informações da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 e 2019 evidencia avanços importantes na cobertura e na qualidade do pré-natal no Brasil. Apesar dos avanços, persistem desafios como o início tardio do pré-natal e o acesso desigual aos serviços.

No artigo Como o ponto de corte para a força de preensão palmar afeta a prevalência de sarcopenia e os fatores associados? Achados do Estudo ELSI-Brasil pesquisadores investigam como diferentes pontos de corte para força de preensão palmar influenciam a prevalência de sarcopenia entre idosos brasileiros. Com dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), o estudo analisou 7.065 participantes com 50 anos ou mais.

O estudo Expansão da esporotricose humana e animal em Manaus, Estado do Amazonas, Brasil investigou a progressão dessa infecção entre 2020 e 2023, utilizando dados secundários de casos confirmados em humanos e animais. Foram analisados 4.301 casos: 3.403 em animais (principalmente gatos) e 898 em humanos, com aumento expressivo nos últimos dois anos.

Leia o fascículo de maio na íntegra

Fonte _ FIOCRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário