Imuniza SUS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Soluções Inovadoras

A Fundação Oswaldo Cruz produz kits e reagentes para diagnóstico de diversas doenças, com o objetivo de atender a programas de controle de endemias e agravos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e de doenças sexualmente transmissíveis.
Esses kits são desenvolvidos em Biomanguinhos, unidade de produção que fica dentro de seu campus central, no Rio de Janeiro.

Eles correspondem aos seguintes itens:

Doença de Chagas
O instituto produz reagentes de diagnóstico para esta doença infecciosa e parasitária, provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto Triatoma infestans, mais conhecido como barbeiro.
Helm test
Este teste contribui para identificar a prevalência de enfermidades como a esquistossomose, permitindo ao Ministério da Saúde ampliar as ações de vigilância e monitoramento e desenvolver estratégias de prevenção e combate às doenças parasitárias.
HIV
Biomanguinhos investe em soluções inovadoras que representam grande avanço no diagnóstico da doença, como o teste rápido, produzido desde 2004 pelo instituto.
O novo teste confirmatório começou a ser desenvolvido em 2009.
O registro foi concedido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2010.
Leishmaniose
É uma doença infecciosa que pode afetar os seres humanos, animais silvestres e domésticos, principalmente cachorros.
É causada por protozoários do gênero Leishmania, podendo originar duas doenças distintas:
- a leishmaniose cutânea ou tegumentar e
- a leishmaniose visceral ou calazar.
Leptospirose
É uma doença infecciosa aguda, causada por espiroquetas do gênero Leptospira.
Os sintomas mais comuns são febre alta com calafrios, dor de cabeça, dor na panturrilha (batata da perna) e olhos vermelhos.
A transmissão ocorre por contato do indivíduo com água ou solo contaminados pela urina dos animais portadores e, mais raramente, pelo contato direto com sangue, tecido, órgão e urina de animais infectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário