Imuniza SUS

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hoje é Dia
















Dia 20 de Maio comemoramos o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, prestamos homenagens a nossa heroína de branco Ana Justina Ferreira Néri primeira enfermeira voluntária do Brasil e percusora da Cruz Vermelha Brasileira.
Mulher de coragem que num ato de manifestação solidaria enfrentou tudo e todos numa guerra:
trecho da carta de Ana Néri ao governador da Bahia, Manuel Pinto de Souza Dantas, oferecendo-se para ajudar em qualquer hospital do Rio Grande do Sul. Sua carta dizia que:
"Eu me chamo Ana Justina Ferreira Néri. Sou mãe de três rapazes que acabaram de partir para a guerra. Eles eram tudo o que tinha, pois o pai morreu quando eu estava com 29 anos. Não podendo resistir à saudade deles, suplico-lhe que me deixe acompanhá-los. Prometo que trabalharei como enfermeira em qualquer hospital e em defesa de todos aqueles que sacrificarem sua vida pela honra nacional e a integridade do Império".
Ao final da guerra, Ana Neri voltou ao Brasil trazendo três pequenos órfãos - filhos de soldados desaparecidos nos combates - os quais passou a educar como se fossem seus filhos legítimos.
Sensibilizado com este fato, D. Pedro II lhe concedeu a Medalha Humanitária e a Medalha da Campanha do Paraguai e uma coroa de ouro cravejada de diamantes, onde se lia gravado: À heroína da caridade, as baianas agradecidas. Essa coroa encontra-se hoje no Museu do Estado da Bahia. Ana também ganhou um álbum com a seguinte dedicatória: Tributo de admiração à caridosa baiana por damas patriotas.
E Vítor Meireles pintou o seu retrato em tamanho natural, o qual se encontra exposto na sede da Cruz Vermelha Brasileira.
A República, também demonstrou seu reconhecimento dando à primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil, fundada por Carlos Chagas em 1923, o nome de "Ana Néri". Por outro lado, em 1938 o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 2.956, que instituía o mês como data em que em todos os hospitais e escolas de enfermagem do país devem prestar homenagens especiais à memória de Ana Neri.
Dentre outras manifestações recebidas pela heroína, cabe ressaltar, ainda, que a rua da Matriz, local onde ela nasceu, passou a se chamar rua Ana Néri. E que foi criado na cidade de Salvador, em um dos locais mais visitados pelos turistas, o Pelourinho, o Museu Ana Néri, para divulgar os aspectos mais significativos da vida da ilustre baiana, e resgatar, ao mesmo tempo, a história da enfermagem brasileira, do século XIX até a atualidade.

Parabéns a todos os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Vale do Juruá.

Homenagens também!...

20 de maio de 1506 à Morte de Cristóvão Colombo, em Valadolid.
Cristóvão Colombo foi um dos maiores navegadores de todos os tempos. Ele é considerado o descobridor da América, mesmo que muitos índios já habitassem as Américas do Norte e do Sul milhares de anos antes de sua chegada, em 1492. Mas, no século XV, os europeus ignoravam até mesmo que esse continente existisse, e a chegada de Colombo às Antilhas criou uma ligação entre a Europa e o Hemisfério Ocidental.



20 de maio de 1898 à morte em Lisboa Portugal, o poeta brasileiro Luiz Guimarães Júnior, um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1897. Em 1880, foi publicado seu livro Sonetos e Rimas. Sobre a obra de Luiz Guimarães Júnior, o crítico Péricles Eugênio da Silva Ramos afirmou: "verdade é que nos Sonetos e Rimas ainda há notas românticas perceptíveis; mas, descontadas estas, fica-nos o livro como o primeiro marco verdadeiramente importante na implantação do Parnasianismo no Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário