Imuniza SUS

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ministério do Trabalho apoia as 30 horas para a Enfermagem


Nota técnica lançada no dia 10/02 apoia projeto das 30 horas

Através de uma nota técnica assinada pelo Secretário de Relações do Trabalho, Luiz Antonio Medeiros, o Ministério do Trabalho, mostra-se favorável a aprovação do projeto 2295/00 que institui à jornada de 30 horas para a Enfermagem.

O documento qualifica a enfermagem como de extrema importância social já que é por meio dela que se preserva o bem maior do ser humano: a vida. Ela aponta que os enfermeiros “são profissionais que exercem suas atividades com desvelo e dedicação sem paralelo, sacrificando, muitas vezes, suas questões pessoais em favor de outras pessoas”.

Ela aborda, ainda, que a legislação não trata esses profissionais com a deferência merecida. Diz que eles são submetidos “pelos empregadores, a uma jornada de trabalho exaustiva, desumana, que causa cansaço e estresse, com diminuição da produtividade e da qualidade de vida”.

A nota finaliza dizendo que o projeto de lei vem estabelecer uma jornada de trabalho que permita ao enfermeiro repor as energias dispendidas em uma tarefa árdua, geralmente cumprida sob intensa tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário