Imuniza SUS

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Calendário de Vacinação da Gestante e lançado em parceria com o Ministerio da Saude


Com o objetivo de ampliar as conquistas na redução da mortalidade de gestantes e bebês, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançará, em parceria com o Ministério da Saúde – Programa Nacional de Imunizações (MS/PNI) e com as Sociedades Brasileiras de Infectologia (SBI) e Pediatria (SBP), a segunda fase da campanha Calendário de vacinação da gestante: um sucesso de proteção para mãe e filho.

As gestantes estão entre os grupos que mais morrem da doença no mundo todos os anos. Além disso, gestantes com doenças crônicas, como diabetes, cardiopatias e pneumopatias, estão expostas a um risco ainda maior de complicações, o que pode levar o médico a prescrever vacinas adicionais, mesmo na gravidez.

O objetivo da vacinação é prevenir adoecimentos, hospitalizações e até evitar mortes, por isso estão entre os maiores avanços da área de saúde em todos os tempos. Além disso, a vacinação da gestante é segura quando restrita às recomendações de seu calendário e tem duplo efeito positivo: proteção para ela e para o bebê, por meio da transferência de anticorpos.

As vacinas do Calendário da Gestante são essenciais para prevenir problemas graves com a saúde da mãe e do bebê. Com a vacinação, os anticorpos (agentes de defesa) da mãe são transferidos para ele através da placenta durante a gestação e, após o nascimento, pelo leite materno.

As vacinas indicadas para gestantes estão disponíveis, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário