Imuniza SUS

terça-feira, 9 de julho de 2019

Informativo COFEN Junho/2019

37ª edição – 6/2019
Encontro que reuniu mestrandos e docentes do maior programa de fomento ao mestrado profissional no Brasil, convênio Cofen/Capes, é destaque do boletim de junho. A parceria busca formar, em cinco anos, 500 profissionais de Enfermagem.
Acompanhe, também nesta edição, a participação do Cofen no Congresso Mundial do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), em Singapura, a criação da Frente Parlamentar Mista da Enfermagem e o desfecho da mobilização em prol da Aposentadoria Especial.

Esperado para o segundo semestre, edital do mestrado Cofen/Capes prevê abertura de 180 vagas
Com o objetivo de dar visibilidade aos produtos desenvolvidos pelos alunos do mestrado Cofen/Capes, ocorreu o I Encontro Nacional dos Pesquisadores dos Mestrados Profissionais de Enfermagem. Segundo o presidente do Cofen, Manoel Neri, o programa é um marco para o Cofen.
Atualmente, o convênio contempla 16 instituições. O novo edital irá privilegiar, principalmente, as regiões que ainda não têm profissionais com essa titulação de mestres, principalmente nos serviços de saúde. A região norte, nordeste e centro-oeste serão privilegiadas para suprir essa lacuna em cerca de 2 anos. Saiba mais.

Congresso do ICN debate os avanços em Enfermagem
Com vasta programação, o Congresso Mundial do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) recebeu representantes da Enfermagem, que pautaram os rumos da campanha Nursing Now no mundo. O evento contou também com um Fórum de Políticas do ICN para discutir a situação global da profissão e lançou o Desafio Nightingale, programa que incentiva o treinamento e formação de lideranças em Enfermagem. A diretora do desafio concedeu entrevista ao Cofen e compartilhou as expectativas com o projeto.
Reforma da Previdência: emenda da Enfermagem ganha destaque
A Emenda 17/2019, protocolada no último dia 21 de maio, se aprovada, garante regra de aposentadoria especial aos profissionais de Enfermagem na reforma da Previdência. Diante disso, o líder do Patriota, deputado Fred Costa (MG), articulou com o deputado André Ferreira (PSC-PE), líder do Partido Social Cristão (PSC), e conseguiu destaque para a votação da emenda, na Comissão Especial da Reforma da Previdência. Saiba mais.
CNE propõe criação de diretrizes para EaD em Saúde
Encontro com o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi, resultou em acordo a fim de criar uma regulação específica para o Ensino a Distância (EaD) em Enfermagem. Para ambos os conselhos, o requisito básico é a excelência de qualidade da formação, que contemplaria diversos padrões. Saiba mais.
Cofen participa de fórum dos mestrados profissionais em Enfermagem
A Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou do IX Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Enfermagem, na Universidade do Estado de São Paulo/Ribeirão Preto. As conferências abordaram temática sobre os programas de mestrado e doutorados nesses países, sobre aspectos de currículo, mercado de trabalho, cenários de atuação e prática avançada. Saiba mais.
Instituições de saúde debatem boas práticas com o Cofen
O Cofen, junto à Comissão Nacional de Qualidade (CNQ), reuniu-se com enfermeiros gestores da qualidade e segurança do paciente de instituições de saúde certificadas e em processo de certificação pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ). O encontro abordou as estratégias que podem ser adotadas para que as inovações detectadas pelo PNQ nessas instituições sejam divulgadas. Saiba mais.
Novas especialidades em Enfermagem são aprovadas pelo Cofen
O Cofen aprovou duas novas especializações de Enfermagem nas áreas de esporte e coaching. A decisão foi tomada após solicitação de instituição de ensino e de profissionais atuantes na área, que sugeriram o reconhecimento das especialidades. Na próxima revisão da Resolução 581/2018, as novas especialidades serão incluídas na lista do rol de especialidades reconhecidas pelo Cofen. Saiba mais.
Cofen faz alerta sobre editores e revistas predatórias em palestra na Unifesp
Joel Mancia, editor chefe da Revista Enfermagem em Foco e coordenador da Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), alertou, em palestra na Unifesp, sobre os editores e revistas predatórias, que imitam periódicos legítimos visando obter o dinheiro das taxas de publicação. Saiba mais.
Obstáculos relacionados ao gênero enfraquecem trabalho de enfermeiras
Um relatório divulgado sobre liderança em Enfermagem sugere que a discriminação, o preconceito e os estereótipos inibem as oportunidades para enfermeiras desenvolverem habilidades, perpetuam a disparidade salarial entre homens e mulheres e resultam em tratamento desigual na força de trabalho da saúde entre mulheres e homens em todo o mundo. O relatório é um produto de uma colaboração de pesquisa entre IntraHealth International, Nursing Now e Johnson & Johnson. Saiba mais.
Cofen repudia alterações na Política Nacional sobre Drogas
A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Cofen repudia as alterações na Política Nacional sobre Drogas, aprovadas pelo Decreto nº 9.761/201, que resultam, entre outras medidas, na possibilidade de internação involuntária em Comunidades Terapêuticas. A Comissão considera que todas as discussões a respeito das políticas de saúde mental, álcool e outras drogas, devem ser promovidas a partir da Lei da Reforma Psiquiátrica, que busca organizar a vida social a partir da inclusão e participação social. Saiba mais.
“Quando nasce uma heroína” ganha prêmio de melhor experiência em realidade virtual
A experiência em 360º “Quando Nasce Uma Heroína”, produzida pelo Cofen, foi premiada como melhor experiência de realidade virtual no festival de curtas-metragens “Indie”, do The South African Independent Film. Produzido em setembro de 2018, o primeiro curta de ficção em realidade virtual da América Latina conta a história da enfermeira Anna Nery, que se passa em uma tenda e mostra parte de um atendimento da enfermeira com um assistente, ao tratar de um soldado durante a Guerra do Paraguai. Saiba mais.
Cofen debate o movimento da Luta Antimanicomial no Canal Futura
O Cofen participou do programa Conexão, no Canal Futura, que discutiu sobre a Nota técnica 11/2019 emitida pelo Ministério da Saúde (MS). Márcia Oliveira, membro da Comissão Nacional de Saúde Mental do Cofen, falou sobre essa luta no Brasil: “O MS vem tomando medidas que desclassificam uma luta que durou 40 anos e teve muito investimento. O retrocesso que a nota técnica propõe mascara os hospitais psiquiátricos com o nome de comunidade terapêutica, trazendo isolamento e longas permanências de internação”. Saiba mais

Reforma da Previdência: Destaque sobre Aposentadoria Especial não é avaliado
Durante todo o período de trâmites da reforma da Previdência, o Cofen buscou apoio de parlamentares para conseguir aprovação da Emenda 17/2019, que incluiria os profissionais de Enfermagem no regime especial. O relator da reforma chegou a receber membros do conselho, que tentaram chamar a atenção do debutado sobre a importância de considerar o trabalho peculiar da Enfermagem. Apesar de todos os esforços, o destaque sobre a Aposentadoria Especial conquistado não foi avaliado na votação da última semana (4/7), na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário