Imuniza SUS

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Programa Nacional de Qualidade do COFEN entrega 300 certificados em São Paulo


Na tarde desta terça-feira (23), a Comissão Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o representante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) entregaram cerca de 300 certificados do Programa Nacional da Qualidade (PNQ) aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem do Hospital viValle, da Rede D’Or, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, ressalta que o PNQ valoriza e reconhece, formalmente, as instituições e os profissionais de saúde. “É um momento ímpar para a Enfermagem brasileira e o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O PNQ soma, neste momento, ao movimento Nursing Now desenvolvido em todo o Mundo. Pelo PNQ, o Cofen está detectando um movimento de transformação na Enfermagem brasileira, com ações inusitadas em termos tecnológicos e científicos, sendo colocados em prática no exercício profissional”, disse.
Cláudio Porto, coordenador do PNQ, parabenizou os auxiliares, técnicos de Enfermagem e enfermeiros da instituição. “Esse é um marco na história da Enfermagem brasileira que, pela primeira vez, tem seus profissionais reconhecidos de fato e de direito pelo órgão responsável pela regulação e normatização das ações e competências do exercício profissional”, explicou.
É inédito o reconhecimento formal de um Conselho de Fiscalização e Disciplina do Exercício Profissional a uma instituição de saúde e suas respectivas unidades assistenciais, assim como aos profissionais de Enfermagem envolvidos no trabalho. “Eles são certificados pela prática profissional segura, ética, tecnológica e científica dentro dos melhores padrões e conceitos de Qualidade, Segurança e Gestão de Risco”, diz o enfermeiro Cláudio Porto, coordenador da Comissão Nacional da Qualidade do Cofen.

O Hospital viValle é a primeira instituição privada do estado de São Paulo a ser certificada pelo selo da qualidade. No país é a terceira instituição reconhecida. Até o final de setembro, serão entregues mais de três mil certificados do Cofen a outras nove instituições de saúde e a três instituições de formação profissional, sendo duas de ensino superior e uma de ensino técnico, nos estados do Pará, Paraíba, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outra de São Paulo.

Com essa certificação do Cofen às boas práticas, às inovações tecnológicas e à formação profissional de qualidade, a sociedade garante uma assistência de Enfermagem livre e isenta de riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário