Imuniza SUS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia D!


No dia 5 de maio (sábado) acontece em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1, uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção e pode resultar em morte se não tratada a tempo.
Com o objetivo de atingir a meta prevista pelo Ministério da Saúde, que é vacinar mais de 10 mil pessoas em Cruzeiro do Sul, a partir desta terça-feira, 24, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lucila Brunetta, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município, para os chamados grupos de risco, que são: crianças de 2 meses a 2 anos, todas as grávidas, profissionais de saúde, pessoas acima de sessenta anos e indígenas.
“Precisamos vacinar mais de 10 mil pessoas em Cruzeiro do Sul. Temos um tempo razoável para atender essa demanda, mas o Ministério da Saúde já foi taxativo em nos informar que a vacina vai estar disponível para os grupos de risco até o dia 18 de maio. Mas não é por isso que as pessoas devem se acomodar e deixar para o último dia. Vamos o mais rápido possível aos postos de saúde e nos imunizar. A estrada está aberta, a circulação de pessoas é grande, já temos 16 casos dessa doença confirmados em Feijó e 4 casos em Rio Branco. Então não podemos perder essa oportunidade”, ressaltou a secretária.
Para o dia D, 5 de maio, a Secretaria pretende criar pelo menos mais cinqüenta postos de vacinação além dos postos de saúde já existentes. O trabalho será realizado tanto na Zona urbana quanto na zona rural. Apesar de todo o esforço da Secretaria e por conta de tratar-se de várias faixas etárias, Lucila explica que o sucesso da campanha está também na mão da população: “as pessoas devem correr atrás, cuidar da sua saúde, pra que não venhamos depois lamentar um caso ou até mesmo uma morte no nosso município. Certamente o vírus já está circulando por aqui, por conta da estrada aberta; então não podemos deixar de nos imunizar”, reforça a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário